A Câmara Municipal entregou, em sessão solene na noite de quinta-feira (21), o título de Cidadão Honorário de Cascavel ao inspetor Jorge Lúcio dos Santos Coelho, que está deixando a chefia da 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O autor da homenagem é o presidente da Casa, vereador Tiago Almeida (Republicanos).
O que aconteceu
A cerimônia de entrega aconteceu na véspera da troca de comando da delegacia local da PRF. Na manhã desta sexta, numa solenidade de Troca de Comando que também aconteceu no Plenário do Legislativo, Jorge Coelho passou a chefia para Cléber Furquim.
A homenagem desta quinta trouxe à Câmara, vindo de Brasília, o Diretor de Operações Substituto da PRF, Jefferson Almeida Moraes. Além dele, do proponente e do homenageado, a mesa de honra da sessão solene contou com as presenças do vereador Cidão da Telepar (Podemos), do deputado estadual Marcio Pacheco (PP), do novo chefe Cléber Furquim, Tiago dos Santos, inspetor da PRF, coronel Valmir de Souza, comandante do 5º Comando Regional da Polícia Militar, tenente-coronel Antônio Schinda, comandante do 3º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, Marcos Vinicius da Silva, chefe de operações da PRF, Márcia Boiano, inspetora da PRF, Leonardo Covalesky Gonzalez, inspetor da PRF, e o capitão Antonio Carlos, da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.
Foram ainda convidados à mesa: Jackson Roberto Barros Cerqueira Filho, chefe da Polícia Federal de Foz do Iguaçu, Pedro Mufatto, ex-prefeito, Reuson Arian Fontoura Ribeiro, presidente da Companhia Medalhística Cívico Militar, Sérgio Leonardo, presidente do Conseg, e o capitão Beiger, comandante do 3º Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual.
Ao falar do seu homenageado, Tiago Almeida destacou um aspecto da personalidade do inspetor Coelho. “Desde que uma pessoa me disse que a gente precisa ter humildade na função pública, sempre tenho prestado atenção nisso nas pessoas. E é isso que o senhor tem. Porque atrás de uma farda tem um pai, tem um amigo, tem um companheiro, tem um grande esposo, e é isso que faz a diferença. E quando soubemos que o senhor iria mudar de estado para o querido Rio Grande, decidimos que teríamos que lhe dar essa que é a maior homenagem do município”, disse o presidente.
O novo Cidadão Honorário de Cascavel se emocionou ao falar de sua trajetória. “Eu sou um menino do Rio de Janeiro que aos 11 anos teve seu pai assassinado, que teve que amadurecer rápido para que a família não passasse necessidade, e que hoje trabalha no combate ao crime. Poucas pessoas sabem, mas eu fiz meu primeiro concurso aos 13 anos de idade e me tornei um concursado aos 14. Era um concurso para jovens em situação de vulnerabilidade. E eu apelo aos políticos que cuidem desse tipo de programa, porque faz toda a diferença nessa idade crítica da adolescência. Esse garoto que tinha tudo pra dar errado está aqui hoje para receber esse título. E eu quero agradecer, Tiago, porque como eu passei 20 dos 25 anos que estou no Paraná aqui em Cascavel, eu já me sinto um filho da cidade”, declarou o inspetor Coelho.
Assessoria de Imprensa/CMC