Notícias

Aprovada moção de apoio à greve dos policiais civis do Paraná

Foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira (01), a Moção nº 10/2016, que declara apoio à greve dos policiais civis de Cascavel. O documento foi assinado pela totalidade dos vereadores. A categoria reivindica a reposição da inflação nos seus salários, mais estrutura e segurança aos servidores, bem como a abertura de concurso público para contratação de mais policiais.

O vereador João Paulo (PSD) comentou em plenário que “são absurdas as condições que vemos nas delegacias, falta até papel para imprimir um boletim de ocorrência. No entanto, são estes cidadãos que vão para a rua e defendem nossas famílias”. Nei Haveroth (PSL), presidente da comissão de Segurança Pública e Trânsito, também defendeu a Moção. “A Polícia Civil tem mostrado que cumpre seu dever, tem uma grande resolutividade de casos e realiza um trabalho eficiente, por isso pode cobrar seus direitos”, salientou.

O presidente do Sinclapol (Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná), André Luiz Gutierrez, acompanhou a votação junto com a categoria e usou a tribuna para explicar as motivações da greve. “Para servir e proteger precisamos de estrutura, de recursos humanos, com legislação moderna e que atenda as necessidades dos cidadãos paranaenses”, afirmou. Gutierrez afirmou que uma nova lei tramita no governo estadual modificando o Estatuto da Polícia Civil e precisa ser aprovada com urgência.

Os policiais em greve explicam que atualmente há 10 mil presos em delegacias de polícia, mantendo as carceragens superlotadas e colocando em risco tanto os policiais quanto a população. “O que mata o policial não é a falta de data-base e sim a falta de coletes, de proteção, de um processo civil digno”, concluiu o presidente do sindicato.

O documento será encaminhado às autoridades e também aos representantes da categoria.

Assessoria de Imprensa/CMC