Notícias

Seminário debate impacto dos agrotóxicos no Oeste do Paraná

O mandato do vereador Paulo Porto (PCdoB) promove nesta terça-feira (31), às 9 horas, o Seminário sobre contaminação crônica por agrotóxico no Oeste do Paraná, no assentamento Valmir Mota, interior de Cascavel. O evento contará com o apoio da Terra de Direitos, do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), Via Campesina e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Segundo dados da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), a região de Cascavel é que mais consome agrotóxicos no Paraná. Levantamento feito entre os anos de 2014 e 2015 apontou que o município consumiu 5.107,46 toneladas no período, seguido da região de Ponta Grossa com 3.526,73 toneladas e de Toledo com 3.336,95 toneladas. Enquanto a média de intoxicações no Paraná é de sete pessoas por 100 mil habitantes, na área da bacia do Paraná 2 – que representa o Oeste do Paraná – o índice chega a 53,5 por 100 mil.

O alto índice de agrotóxicos em Cascavel e região tem causado intoxicações, além de problemas neurológicos, respiratórios, distúrbios endócrinos, malformação congênita, diminuição de força motora, casos de depressão, esquecimento, além de incidência de tentativas de suicídio e cânceres.

O seminário será aberto a todos os que se interessam pelo tema. Ele é gratuito e acontecerá na Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares, no Assentamento Valmir Mota, interior de Cascavel.

Confira abaixo a programação

9h – Mesa de Abertura

9h15 – Casos de contaminação crônica na região – Dra. Lilimar Mori (10ª Regional)

9h45 – O direito humano à alimentação saudável e o monopólio das sementes – Naiara Bittencourt (advogada popular da Terra de Direitos)

10h15 – A experiência de produção agroecológica no Oeste do Paraná

10h45 – Angelo Mazzuchi – Promotor de Justiça

11h - Encaminhamentos

Assessoria vereador Paulo Porto