Vereadores, Procon e representantes das instituições bancárias de Cascavel estiveram na Câmara na noite de quarta-feira (12) para discutir a qualidade e a eficiência do atendimento prestado aos clientes no município. Os principais tópicos debatidos foram o tempo de espera no atendimento dos caixas e no atendimento personalizado, assim como a estrutura física e de acessibilidade nas agências.
De acordo com o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Fiscalização de Serviços Públicos Municipais, vereador João Paulo (PSD), “nesta audiência pudemos debater as 10 leis municipais que versam sobre temas relacionados ao atendimento bancário. Algumas delas já estão defasadas em razão dos avanços tecnológicos”. Também integram a Comissão os vereadores Jorge Bocasanta e Celso Dal Molin.
Para unificar a legislação e torná-la mais eficiente, será realizada uma reunião de trabalho com o Procon e instituições bancárias em até 15 dias. “A ideia é criar uma única lei, que englobe todas as situações que devem ser regulamentadas, revogando as demais”, explicou João Paulo.
O vice-presidente do Sindicato dos Bancários, Laerson Matias acredita que o “descumprimento ocasional do tempo de espera é tolerável tendo em vista a grande demanda de clientes, mas os bancos reincidentes devem ser autuados”.
Representantes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil declararam que garantir 100% de satisfação dos consumidores é praticamente impossível, mas que a criação de mecanismos de pagamento online e descentralização do atendimento podem ser boas estratégias.
Para o diretor do Procon em Cascavel, Pedro Sampaio, “a principal tarefa do órgão de defesa dos consumidores é primeiramente orientar e informar, para depois aplicar multas”.
Os clientes que passarem por algum tipo de constrangimento ou quiserem registrar reclamações podem entrar em contato com o Procon pelo telefone 3902 1720 e também com a ouvidoria da Câmara pelo número 3321 8846.
Assessoria de Imprensa/CMC