Notícias

ATUAÇÃO: Luiz Frare

Luiz Frare, do PDT, tem grande experiência como gestor, já tendo atuado como gerente e diretor do Banco Banestado, secretário de Finanças do município por oito anos, está em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Cascavel.

Durante o primeiro período de trabalho parlamentar na Casa, Frare, que faz parte da Mesa Diretora como vice-presidente, participou ativamente das votações e discussões, apresentando seu parecer técnico e político. O vereador também compõe a Comissão de Economia, Finanças e Orçamento.

Na modalidade Indicação, Frare solicitou ao Executivo diversas obras e ações. Dentre elas a construção de uma capela mortuária no distrito de Sede Alvorada, instalação de pavimento intertravado (paver) na Feira do Pequeno Produtor, extensão da zona azul na Avenida Brasil até a rua Salgado Filho, instalação de super postes, operação tapa-buraco no bairro Universitário e na via de calçamento de São Salvador até a comunidade de Alto Bom Retiro, readequação da estrada que liga o Núcleo Industrial do Cataratas até a Colônia Barreiros, alargamento de rua no bairro Parque São Paulo, implantação de redutores de velocidade em frente a Escola Municipal Carlos de Carvalho e também no bairro São Francisco, construção de academia ao ar livre no bairro São Francisco e Brasmadeira, construção de campo sintético no distrito de Sede Alvorada, instalação de semáforo ou lombada nas ruas Bocaiuva do Sul e Adolfo Garcia e cascalhamento no distrito de São Salvador.

Dos Projetos de Lei propostos pelo vereador, merece destaque o Projeto 04/2013, que revoga a Lei n°. 6.151/2012 e dispõe sobre o horário de funcionamento dos semáforos, tendo em vista que até então o modo válido intermitente no amarelo, aumentou o número de acidentes graves em Cascavel. Com a promulgação da Lei, houve sensível queda do número de acidentes, segundo a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito de Cascavel).

Outras duas proposições dizem respeito à educação e tratam, respectivamente, da obrigatoriedade de divulgação do Índice de Desenvolvimento Escolar da Educação Básica – IDEB, obtido pelas escolas da rede pública de ensino e das escolas privadas, e sobre a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, para a remuneração dos profissionais do magistério de Cascavel. O objetivo dos dois projetos é garantir que nesta administração do Executivo e também nas próximas, a educação seja valorizada através da destinação de pelo menos 80% dos recursos do FUNDEB para o pagamento dos profissionais e também a publicização das notas do IDEB para pais, alunos e comunidade.

Em sua atuação política, Frare se pauta pela escolha dos caminhos mais rápidos de resolução das demandas oriundas da população, intercedendo diretamente junto às várias secretarias e órgãos públicos do município para viabilizar os projetos e garantir o desenvolvimento da cidade.

Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/ CMC

9129191886 cf0a19ced3 oFoto: Flávio Ulsenheimer/ Assessoria Câmara Municipal