Notícias

ATUAÇÃO: Rui Capelão

Rui Capelão, vereador cascavelense pelo MD, considera sua atuação bastante incisiva em defesa do bem público neste primeiro período parlamentar.

Primeiramente, o vereador conseguiu a aprovação na Câmara do Projeto de Lei 15/2013, que obriga o município de Cascavel a publicar em seu portal o número de todos os processos judiciais em que o município figure como parte. Essa lei dará maior transparência à atuação do trabalho da procuradoria do município, além de mostrar as ações judiciais em andamento.

Outro projeto que passou pela Casa é a Lei 106/2013, que garante 100% dos recursos arrecadados nos espaços culturais para investimento em cultura. De autoria do vereador foi discutido ainda o projeto do Festival da Música Sertaneja, vetado pelo Prefeito. Conforme explica Capelão, “travamos também uma verdadeira batalha pelo transporte coletivo do município, tentamos dar um fim a dupla função de motorista e cobrador, o projeto não passou, mas serviu para levantar uma bandeira a favor da população”. No ano que vem o projeto deve ser reformulado e colocado novamente em apreciação.

Com relação às Indicações, merecem destaque os pedidos da região Norte de Cascavel, na qual o vereador tem forte atuação junto com a comunidade. Já os Requerimentos foram todos voltados a esclarecimentos importantes, como pedidos de informação acerca do funcionamento da Vigilância Sanitária do município, sobre o destino dos veículos recebidos pela prefeitura e doados pela Receita Federal, bem como o que solicita informações sobre as condições em que foi realizada a pavimentação asfáltica do Bairro Clarito. Ao todo foram 15 Requerimentos, oito Projetos e 25 Indicações.

Com relação aos próximos projetos, o vereador já tem protocolado na Câmara o projeto que obriga promotores de eventos e salas de cinemas a projetar antes de cada apresentação um filme educativo com duração de um minuto combatendo o uso de drogas. Outro projeto importante é o que torna a Feira do Pequeno Produtor, Patrimônio Sociocultural do povo cascavelense.

Para os próximos meses, o plano de Rui Capelão é “lutar pelos direitos da população, fiscalizando com independência a coisa pública como fez no caso das permutas irregulares de terrenos e a criação de 265 cargos comissionados pelo Executivo”. No entanto, Rui Capelão ressalta que ainda muitas batalhas pela frente.

Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/ CMC

Sessão 18-06-2013 16

Foto: Flávio Ulsenheimer/ Assessoria Câmara Cascavel