Na próxima quarta-feira, 12 de setembro, às 19h, no plenário da Câmara, a Comissão de Saúde e Assistência Social conduz uma audiência pública que discutirá gestão plena de saúde no município de Cascavel. A comissão é formada pelos vereadores Parra (PMDB), Bocasanta (PROS) e Policial Madril (PMB).
De acordo os vereadores, a gestão plena implica na gestão, por parte do município, não somente a atenção básica (UPAs, UBSs e USFs), mas também nas liberações de AIHs (Autorizações de Internamento Hospitalar). Cascavel é único município do Paraná, de grande porte, que ainda não aderiu a este modelo de gerenciamento. Desta forma, o município ficaria responsável pela auditoria, controle e avaliação de todos os serviços oferecidos e implantação das políticas públicas de saúde.
Para debater o assunto estarão presentes a 10ª Regional de Saúde – SESA, Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel, 9ª Promotoria de Justiça – Ministério Público do Paraná, Conselho Municipal de Saúde, Prestador de Serviços Hospitalares Conveniado ao SUS, Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Consamu), Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste – PR, Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), Hospital Universitário, Uoppecan e Ceonc, representantes de hospitais particulares, laboratórios e clínicas.
Assessoria de Imprensa/CMC