Será realizada na próxima quinta-feira (07), às 19h, uma audiência pública para debater “Mobilidade Urbana, Esporte e Lazer a partir do uso da Bicicleta”. A audiência acontece no plenário da Câmara e é aberta a toda a população.
O proponente da audiência é o vereador Rui Capelão (PPS) em parceria com a Associação dos Ciclistas de Cascavel. Capelão explica que três motivos principais o levaram a marcar a reunião “o aumento do número de acidentes envolvendo ciclistas, especialmente quando se dirigem ao trabalho; a necessidade de incentivar o uso da bicicleta para melhorar a saúde e a qualidade de vida da população e prática esportiva e competitiva do ciclismo”.
Na pauta da discussão, estão previstos os seguintes temas: a organização do trânsito para mútuo respeito entre usuários, a importância do uso de equipamentos de segurança, incentivo e apoio dos órgãos públicos à prática do ciclismo, a bicicleta como meio de transporte, regulação do trânsito em locais onde não há ciclovias ou ciclofaixas, o treinamento esportivo de atletas em BRs e PRs e a disponibilização de locais para prática esportiva.
Para o debate, o vereador convidou a Cettrans, as Secretarias de Planejamento e Urbanismo e de Esporte e Lazer, a ACIC, representantes do curso de Educação Física da FAG, o Conselho Comunitário, a Polícia Rodoviária Federal e Estadual, a Polícia Militar, as Comissões de Segurança Pública e Trânsito e de Educação, Cultura e Desporto da Câmara, dirigentes de equipe de ciclismo e praticantes da modalidade.
Atualmente existem três ciclofaixas no município: na Avenida Tancredo Neves, na Avenida Barão do Rio Branco e na Avenida Brasil. No entanto, explica o vereador proponente “por falta de integração e sinalização adequada, servem mais ao uso das bicicletas como forma de lazer e esporte do que para a efetiva locomoção de trabalhadores e estudantes, por exemplo”.
Assessoria de Imprensa/CMC