A Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo promoveu na noite de ontem (14) audiência pública para discutir o transporte público e privado em Cascavel.
Mediada pelo vereador Fernando Winter (PTN), presidente da Comissão, compuseram a mesa também o vereador Jorge Bocasanta (PT), autor do Requerimento que solicitava a audiência; vereadores Jorge Menegatti (PSC), Aldonir Cabral (PDT), Vanderlei do Conselho (PSC) e Romulo Quintino (PSL); o presidente da CETTRANS, Paulo Gorski; o secretário de educação, Valdecir Nath; o diretor de Engenharia e Transporte, Adão Kaliskievicz Júnior; representantes das viações Capital e Pioneira, do representante do Fórum Sindical, Paulo Roberto Morais, presidente do Conselho Comunitário, Clovis Petroceli, além de membros do sindicato dos trabalhadores no transporte coletivo.
Na platéia estavam alunos e professores, líderes de grêmios estudantis e movimentos sociais e representantes de partidos políticos. A principal reivindicação defendida pelos partidos e também pelos estudantes é a implantação do passe livre, criação de um conselho deliberativo e consultivo para o setor e melhoria urgente nas condições de transporte dos passageiros.
Paulo Gorski afirmou que “a questão do passe livre já está sendo analisada nacionalmente, mas precisamos ver quem usa o sistema e de onde viria a contrapartida de recursos para financiar o sistema”. Gorski esclareceu ainda quais seriam as modificações realizadas no sistema viário de Cascavel financiadas pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). As obras são parte do plano diretor que incluiria a construção de ciclovias, implantação de estações de embarque, mudanças nos terminais e faixas exclusivas para transporte coletivo.
O vereador Bocasanta acredita que a audiência permitiu “maior conhecimento da caixa preta das empresas privadas e maior transparência no que diz respeito aos contratos das empresas com a prefeitura”.
Outros temas levantados foram as condições de trabalho de motoristas e cobradores, a falta de linhas que liguem os distritos aos terminais urbanos, o superlotamento dos ônibus e também os valores das tarifas.
As proposições surgidas durante o debate serão levadas adiante através de requerimentos e projetos propostos pela Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo e também pelo vereador Jorge Bocasanta, que se comprometeu a acompanhar de perto o tema.
Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/ CMC
Legenda: Audicência foi marcada pelas manifestações de estudantes e movimentos políticos
Foto: Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/ CMC