Os debates sobre a exploração do gás xisto pelo método de faturamento hidráulico, o fracking, serão retomados pela Câmara de Vereadores de Cascavel. A Comissão de Agricultura e Meio Ambiente convoca para o dia 21 de agosto, às 19h, uma audiência pública para reunir população, órgãos públicos e entidades organizadas para que se posicionem sobre a polêmica fonte de energia.
O vereador Jaime Vasatta, que é o presidente da Comissão, explica que a audiência pública será uma sequência dos debates que já ocorreram em junho em um Fórum realizado na Câmara Municipal. “Foi realizado o Fórum mas houve continuidade da conversa com pessoas de diversos segmentos que querem discutir esse assunto mais profundamente e por isso nós da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente achamos ideal convocar uma audiência pública”.
O relator da Comissão, vereador Nei Haveroth, detalha que o propósito dessa audiência pública é que a população e todos os segmentos da sociedade interessados na discussão definam um posicionamento sobre o fracking. “Vamos tirar uma posição dos segmentos a respeito disso. Além de aprofundar o assunto, queremos definir um posicionamento de nosso Município sobre a extração de xisto. A União suspendeu temporariamente a exploração de xisto, mas se isso voltar à tona teremos que ter um entendimento se isso vai ajudar ou prejudicar a região”.
A audiência pública é aberta a toda população e para expor os posicionamentos, serão convidados representantes de diversas entidades e órgãos públicos. Estão na lista: ANP (Agência Nacional do Petróleo), Copel, Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Agricultura, Ministério Público Estadual e Federal.
O edital de convocação foi publicado hoje em “Diário Oficial” e especifica que a audiência de três horas. As discussões serão conduzidas pelos membros da Comissão, vereadores Jaime Vasatta (PTN), Nei Haveroth (PSL) e Paulo Bebber (PR).
Assessoria de Imprensa/CMC