Notícias

Avanços na educação é mérito dos trabalhadores, aponta Paulino

O vereador Paulino Pereira da Luz (PT) se pronunciou nesta segunda-feira (17) na Câmara de Cascavel sobre o descontentamento da categoria dos professores com o governador Beto Richa (PSDB) durante debate sobre investimentos na área da educação no Estado do Paraná. Para ele, os avanços obtidos nos últimos anos foram mais mérito dos trabalhadores por meio da pressão, mobilizações e até mesmo greves no setor.

Presidente do núcleo regional da APP-Sindicato, Paulino destacou a luta da categoria. “Os avanços que obtivemos foi fruto da mobilização dos trabalhadores, do nosso sindicato, que esteve à frente de várias mobilizações e movimentos. Chegamos ao ponto de deflagrarmos greve para conquistarmos direitos previstos em lei”, argumentou.

Paulino fez novas críticas ao descumprimento do Governo do Paraná à Lei do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) e ao Plano de Carreira do Professor, que entre outros itens estipula um terço da jornada dos docentes para as atividades extraclasses, conhecida como hora atividade. “Queremos que o governo pague nossas promoções e projeções atrasadas e que cumpra na integralidade a lei de um terço de hora atividade. O governo alega que só está faltando 1% para cumprir, então se é tão pouco assim porque a dificuldade de cumprir?”, questionou.

Para Paulino, o governo estadual se vangloria de avanços na educação, sem levar em conta o aporte de recursos federais, em especial as transferências de recursos por parte do Fundeb (Fundo de Manutenção e

Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). “A educação não é só governo do estado ou prefeitura, ela se faz com uma série de recursos oriundos do governo federal”, disse Paulino, apresentando dados do MEC (Ministério da Educação) sobre investimentos e custeio da educação profissional, cursos técnicos, ensino médio e ensino superior.

Julio Carignano / Assessoria de Imprensa

Foto: Flávio Ulsenheimer/ACM