Beth Leal visita Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental

A vereadora Beth Leal (Republicanos) esteve nesta quinta-feira (15) visitando a Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental. O departamento foi apresentado pelas servidoras Ana Paula Barboza, coordenadora do Controle de Endemias e Clair Teresinha Wagner, gerente.

A Vigilância em Saúde Ambiental é responsável por detectar qualquer mudança em fatores ambientais que interferem na saúde humana.

Atua em todos os níveis de governo e atua em conjunto com toda a sociedade. É responsável, por exemplo, pelo controle da qualidade da água para consumo humano, contaminantes ambientais, qualidade do ar, qualidade do solo, manejo dos resíduos tóxicos e perigosos, os desastres naturais e acidentes com produtos perigosos e ainda, a atuação mais conhecida da população, que é o controle de vetores de doenças (insetos, aracnídeos, moluscos etc.), tais como o Aedes aegypti, carrapatos, entre outros.

Na prefeitura de Cascavel, o departamento é composto pelos setores de controle de endemia, Saneamento e setor de Zoonoses.

Para a vereadora Beth Leal, o setor é de suma importância para a saúde da população, pois desenvolve um trabalho preventivo e de orientação e deve ser valorizado cada vez mais.