Notícias

Biblioteca desativada é utilizada como "lavanderia provisória"

O vereador Paulo Porto (PCdoB), que preside a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara de Cascavel, esteve nesta segunda-feira (21) vistoriando unidades da rede municipal de ensino que passam por reformas com o intuito de ouvir demandas da comunidade escolar. Foram visitadas a Escola Municipal Quintino Bocaiuva, no bairro Cataratas, e o CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Alzira Stocker, no bairro Pacaembu.

A situação mais preocupante foi verificada no bairro Cataratas, onde duas empreiteiras já assumiram a reforma que já dura quatro anos devido a paralisações. Essa morosidade tem causado transtorno nos trabalhos pedagógicos. Um exemplo foi constatado na biblioteca que, segundo a direção, está desativada há dois anos e onde atualmente funciona uma espécie de "lavanderia improvisada". Roupas e lençóis ocupavam o espaço junto aos livros e outros materiais didáticos em uma sala sem iluminação devido a infiltrações nas fiações elétricas.

Outro problema constatado na Escola Quintino Bocaiuva é a ausência de um guarda municipal. "Por meio da Comissão de Educação, entraremos em contato com a chefia da Guarda Municipal para verificar a possibilidade do remanejamento de um profissional para a escola, que há cinco anos não tem um guarda", afirmou Porto.

"Além do guarda, a escola tem um déficit de um bibliotecário e pelo menos três professores para que a educação em tempo integral seja efetiva sem que os atuais funcionários precisem fazer hora extra", comenta o vereador, adiantando que irá apresentar requerimentos no retorno do recesso parlamentar solicitando ao Executivo a possibilidade de um guarda e um bibliotecário na unidade.

Já o CMEI Alzira Stocker necessita de pequenos reparos. "A entrega total da reforma deveria ter acontecido no mês passado. Uma das demandas da comunidade é um espaço coberto para deixar as crianças nos dias de chuva", comenta o vereador. O que chama atenção na unidade do Pacaembu é o grande número de crianças na fila de espera. Mesmo com o cadastro único, a unidade do bairro Pacaembu tem uma fila de espera de cerca de 200 crianças para vagas para o berçário e maternais 1 e 2. Atualmente, a unidade já atende 160 crianças.

Na condição de presidente da Comissão de Educação, o vereador Paulo Porto está aproveitando o recesso parlamentar, período que não são realizadas sessões, para intensificar as visitas as unidades da rede municipal. "Estamos aproveitando para intensificar essas visitas onde estamos ouvindo a comunidade escolar e vocalizando suas demandas junto ao Executivo. Esse é o nosso papel enquanto comissão e, consequentemente, enquanto parlamentar", concluiu Porto.

Júlio Carignano / Assessoria de Imprensa / vereador Paulo Porto