Com o intuito de colaborar com o bom andamento do trabalho do Tribunal Regional Eleitoral de Cascavel no recadastramento biométrico dos eleitores, o vereador Celso Dal Molin (PR) propõe que a Secretaria Municipal de Educação crie um cronograma para liberação dos professores e funcionários cumprirem com a convocação.
No Requerimento nº 468/2015, o vereador questiona se existe algum cronograma para liberação dos professores e demais funcionários da rede de ensino do município para que os mesmos realizem o cadastramento biométrico no Fórum Eleitoral e se houver, como está organizado este cronograma de liberação. Caso não exista, o requerimento questiona: “como a Secretaria se organizará para tal liberação, tendo em vista a obrigatoriedade do cadastramento?”.
Celso explica “os alunos estão sendo incentivados a se cadastrarem, mas muitas vezes os servidores não conseguem sair em seus horários de trabalho para realizar a biometria”. O vereador estuda ainda uma maneira de propor a todas as secretarias e autarquias da prefeitura que realizem este planejamento. O vereador acredita que as empresas privadas também deveriam estar sendo incentivadas a liberar seus funcionários.
O sistema biométrico será usado nos municípios da região nas eleições municipais de 2016. A identificação pela digital do eleitor pretende aumentar a segurança do processo eleitoral. Em Cascavel são 220 mil eleitores, que poderão ter seus títulos cancelados caso não compareçam ao Fórum no prazo determinado.
Assessoria de Imprensa/CMC