Com o objetivo de criar um centro de medicina alternativa no Município e estabelecer uma política de práticas integrativas e complementares no SUS (Sistema Único de Saúde), o vereador e médico, Luiz Amélio Burgarelli (PDT), protocolou na Câmara Municipal de Cascavel, projeto de lei nº122/2011, autorizando de forma gradativa a implantação da acupuntura na Rede Municipal de Saúde.
De acordo com a proposição, as práticas integrativas e complementares são ações de promoção e recuperação da saúde, atuando também na prevenção de doenças. “A finalidade da implantação desse projeto é a busca por melhoria nos serviços de saúde pública, o aumento da resolutividade e o incremento de diferentes abordagens da medicina preventiva e terapêutica ao usuário”, completou Burgarelli.
O segundo projeto de lei de nº123/11 autoriza o Executivo Municipal a celebrar convênio para a produção de óleos essenciais por arraste, através da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDETEC). A proposta autoriza a Fundação celebrar convênio ou parceria com a iniciativa privada para a produção de óleos essenciais, que após pesquisas poderão ser utilizados no tratamento terapêutico.
Os projetos de lei foram protocolados na secretaria e seguem para votação em Plenário, depois de serem analisados pelas comissões permanentes da Câmara.
Legenda: Burgarelli discute assunto com especialista em medicina interna e acupuntura, Dr. Miguel José Elvira
Créditos: Edson Mazzetto/Joselei Telles