Notícias

Caixa e Executivo são questionados sobre Programa Minha Casa, Minha Vida em Cascavel

Dois Requerimentos foram protocolados nesta quinta-feira (13) pedindo informações à Caixa Econômica Federal e ao Executivo a respeito das obras realizadas em Cascavel através do programa federal Minha Casa, Minha Vida. A autoria dos questionamentos é da Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo, formada pelos vereadores Fernando Winter (PTN), Jorge Menegatti (PSC) e Paulo Bebber (PR).

No Requerimento nº 14/2014, a Comissão solicita que a Secretaria de Planejamento e Urbanismo informe qual o número de empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida entregues em Cascavel, qual a quantidade total de unidades habitacionais financiados pelo programa em parceria com o poder público, qual o tempo médio de entrega das unidades habitacionais, relação nominal de todas as pessoas cadastradas no Programa que se encontram na fila de espera e se existem empreendimentos, ainda não entregues, em fase de execução.

Segundo o vereador Fernando Winter, “à Superintendência da Caixa Econômica nós solicitamos dados sobre a quantidade de imóveis quitados e qual a quantidade de imóveis em situação de inadimplência ou imóveis retomados pela Caixa Econômica Federal”.

O intuito da Comissão é esclarecer qual o papel de cada parte responsável pelas obras: prefeitura, construtoras e Caixa Econômica. Em agosto do ano passado, os vereadores visitaram o condomínio depois de receber inúmeras reclamações de moradores que pediam melhorias na infraestrutura e a resolução de problemas elétricos e hidráulicos. Pelo menos duas casas já haviam registrado pequenos incêndios causados pela má instalação da fiação elétrica. Outros problemas relatados foram infiltrações e rachaduras.

Em novembro os vereadores convocaram para uma reunião, Edson Luiz Schmitz, engenheiro da Costa Oeste responsável pela execução das casas no Parque dos Ipês I e II; Celso Soares Ferreira, engenheiro da prefeitura responsável pelo projeto elétrico dos dois condomínios e Monya de Cássia Vitória, engenheira da construtora Conceito, responsável pela execução das casas no Parque dos Ipês II.

Na ocasião, os representantes das construtoras envolvidas se comprometeram a avaliar e resolver os problemas. A Caixa Econômica Federal, na qualidade de gestora do Fundo de Arrendamento Residencial – FAR e Agente Executor do Programa, também foi notificada, no entanto, respondeu ao ofício da Comissão responsabilizando a prefeitura pela análise técnica das obras.

Regina Krauss/Assessoria de Imprensa/CMC