Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão da última terça-feira (02), a Moção 01/2016, que expressa apoio e solidariedade ao Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), no empenho pela implantação do curso de graduação em Artes Visuais, na modalidade de licenciatura, do campus Cascavel da Unioeste.
A Universidade pediu a colaboração dos representantes do Legislativo para que intercedam junto ao Governo de Estado para a implantação do Curso de Licenciatura em Artes Visuais - projeto aprovado em todas as instâncias da UNIOESTE e já encaminhado à Secretaria Estadual de Ensino Superior.
Conforme explica o vereador Paulo Porto (PCdoB), um dos autores da Moção, “a reivindicação do curso atende as metas de gestão da UNIOESTE, como prioridade para a melhoria da qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da graduação e da pós-graduação. Além disso, a oferta do Curso de Artes Visuais deverá ajudar a suprir a demanda por professores para a Educação Básica da região Oeste e Sudoeste do Paraná”.
O documento foi assinado ainda pelos vereadores Robertinho Magalhães (PMN), Professor Paulino (PT), Marcos Rios, Luiz Frare (PDT), Jorge Menegatti (PSC), Nei Haveroth (PSL), Rui Capelão (PPS), Pedro Martendal (PSDB), Jorge Bocasanta (PMB), João Paulo de Lima (PSD), Jaime Vasatta (PTN), Jeovane Machado, Fernando Winter (PTN), Claudio Rodrigues (PSL), Celso Luiz Dal Molin (PR), Aldonir Cabral (PDT) e Walmir Severgnini (PROS).
Os vereadores argumentam que o Centro de Educação, Comunicações e Artes/CECA tem se destacado como centro de excelência na política de formação docente, na formação inicial, nos cursos de graduação, formação continuada, nos programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu e possibilitado aos alunos egressos a oportunidade de aprofundar conhecimentos em programas e projetos de extensão e pesquisa.
O CECA, por meio dos seus programas de pós-graduação, conta atualmente com linhas e atividades de pesquisa que investigam e promovem discussões e reflexões sobre a arte nas suas diversas manifestações, literatura, teatro e cinema. Essas atividades resultaram na implantação, por meio do Edital FINEP, do Laboratório Estúdio de Gravação em Vídeo. O Centro tem direcionado suas ações administrativo-pedagógicas para apoiar a política de capacitação docente, concentrando seus esforços em subsidiar a formação de núcleos de pesquisa e fortalecer os grupos e linhas de pesquisa, atendendo as demandas regionais e implementando a internacionalização das pesquisas, por meio de convênios de intercâmbio na graduação, Programa de Licenciaturas Internacionais na área de Letras/PLI/CAPES, estágio sanduíche de doutorado, professor visitante e pós-doutoramento.
Assessoria de imprensa/ CMC