Notícias

Câmara aprova campanha pé na faixa

Um projeto do vereador Romulo Quintino (PSL) que institui, no âmbito do Município de Cascavel a Campanha Educativa de Conscientização denominada "Pé na Faixa" foi aprovado em primeira discussão na manhã de hoje (02).

Segundo a proposta a campanha deverá ser realizada sempre no mês de maio de cada ano, como uma das ações do Programa Maio Amarelo promovido pelo Poder Público Municipal sensibilizando motoristas de veículos automotores quanto à obrigatoriedade de parar seus veículos para travessia de pedestres, quando estes estão atravessando na faixa e/ou quando sinalizarem sua intenção de utilizar a faixa de pedestre.

Segundo Rômulo o Projeto de Lei baseia-se na onda de atropelamentos ocorridos no Município de Cascavel. “Infelizmente tem sido freqüente assistirmos os noticiários e nos depararmos com tais notícias”, destaca o vereador.

O projeto "Pé na Faixa", como foi designado em vários municípios brasileiros, conseguiu diminuir sensivelmente os acidentes de trânsito envolvendo pedestres durante a travessia em faixas de segurança. Em vários países do mundo a prática de parar o veículo quando um pedestre atravessa a faixa de segurança já é uma prática comum e, nos mais desenvolvidos, nem é motivo de punição, pois os motoristas já agem assim espontaneamente.

“Ainda que algumas pessoas aleguem que essa prática não faz parte da cultura do povo brasileiro, acreditamos que, com a educação e muita divulgação da presente lei, os condutores de veículos começarão a adotar essa postura de respeito ao pedestre” ressaltou Rômulo, ao justificar a apresentação da proposta.

O Código de Trânsito Brasileiro - CTB prevê a penalização para quem desrespeitar a faixa de pedestres . A multa é de R$192,00 e mais a perda de sete pontos na carteira de habilitação.

Assessoria de imprensa/CMC