Foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira (12/5) na Câmara de Cascavel a Moção 09/2015, que expressa apoio aos professores, professoras e demais servidores públicos do Estado do Paraná. O documento foi subscrito pelos vereadores Paulino Pereira da Luz (PT) Paulo Porto (PCdoB), Celso Dal Molin (PR), Jorge Bocasanta (PT), Rui Capelão (PPS), Vanderlei do Conselho (PSC) e Carlinhos de Oliveira (PTN).
No documento os parlamentares expressam seu repúdio aos fatos ocorridos no dia 29 de abril no Centro Cívico, em Curitiba, com veemência a ação policial usada contra professores, funcionários de escolas e demais servidores estaduais que protestavam contra um projeto que altera regras na previdência pública do Paraná.
Conforme a Moção, o dia 29 de abril ficou marcado como uma data que manchou de forma deplorável a história de nosso Estado. "O governo ultrapassou todos os limites da civilidade, da moralidade e da humanidade. O execrável exemplo de abuso de autoridade – protagonizado pelo governador Beto Richa (PSDB) e pelo ex-secretário de Segurança Pública, Fernando Franchiscini", diz trecho do documento.
Na opinião dos vereadores, o governo não buscou diálogo com o funcionalismo público e o projeto de lei atropelou o debate democrático. "A polícia, em uma obediência cega e cruel, atirou milhares de balas de borrachas, bombas de gás e jatos de água em pessoas que protestavam contra um projeto que coloca em risco suas aposentadorias", conclui o texto do documento.
Júlio Carignano / Assessoria do vereador Paulo Porto