A Câmara de Cascavel aprovou por unanimidade nesta segunda-feira (25), a concessão do título de cidadão honorário ao jornalista e fotógrafo Cesar Luiz Pilatti. A homenagem foi apresentada pelo presidente da Câmara, Alécio Espínola (PL) e pelo vereador Serginho Ribeiro (PSD).
“Cesar Pilatti representou e continua a representar Cascavel no Brasil e no mundo, e engrandece o nome de nossa cidade na área da fotografia e cinema, portanto, faz jus ao título de Cidadão Honorário de Cascavel”, destacaram os proponentes.
Natural de Pato Branco/Paraná, Pilatti nasceu em 22 de abril de 1962. Chegou a Cascavel em 1965, com seus pais Francisco e Laura Pilatti e uma irmã, a mais nova das quatro irmãs da família. É casado com Deizemaira, é pai de três filhas e avô de dois netos.
Pilatti trabalha com jornalismo desde a década de 90, tendo feito coberturas fotográficas de vários governadores e presidentes da república. Fotografou duas visitas papais, do então Papa Bento XVI, em 2007, e do Papa Francisco em 2013. Levou o nome da cidade e também do Paraná a vários países, tendo por isso recebido diversos prêmios, entre eles o mais importante do estado, o prêmio Bicho do Paraná em 1992.
Entre os anos de 2013 a 2016, comandou o departamento de comunicação da Amic Oeste do Paraná, sendo editor chefe da Revista Amic. Desde 2018 é o assessor de comunicação da Associação Médica de Cascavel – AMC e editor da Revista Afeto, caderno oficial da entidade.
Desde a década de 80, Pilatti promove e participa de relevantes exposições fotográficas e dezenas de filmes que estiveram em festivais de cinema nacional. Em 2013, criou a homenagem Retratos Vivos, que contempla homens e mulheres que contribuíram com a história de Cascavel, sendo necessário, como requisito, ter idade superior a 80 anos.
Ao longo dos anos Cesar teve convites para trocar Cascavel por grandes centros, porém, optou ficar por aqui, por acreditar que este é o lugar certo para sua família viver e é grato a Deus por todas as graças recebidas.
Sua atuação profissional abrange o jornalismo, fotografia publicitária, direção de comerciais para televisão, direção de cinema e diretor de fotografia para cinema.
Participou das exposições: O Ponto de Mutação: Museu da Imagem e do Som – Curitiba – PR 1996; Museu de Arte Contemporânea do Paraná: Mostra que reuniu diversos países, e que mereceu o título de Melhor Exposição do Paraná, em Curitiba – 1993; Usiminas: Belo Horizonte – MG, 1994; Palácio da Abolição: Fortaleza – CE, 1994; Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul: Exposição Comemorativa do 2º ano do MAC – Porto Alegre – RS, 1994; 45Th International Exhibition of Photograph: California – EUA, 1994; Hasselblad Austrian Super Circuit: Linz – Áustria, 1998; Exposição de Fotografia Campus da Sorbone: La Maison du Brésil – Paris, França, 2005. Recebeu as seguintes premiações: Placa de Prata por serviços de fotografia prestados no Paraná – Campo Mourão, 1995; Prata da Casa – Homenagem a ex-alunos do Colégio Wilson Joffre que se destacaram em sua área, 1998; Bicho do Paraná: Maior reconhecimento oferecido à um profissional do estado, 1994/1995;Troféu Glauber Rocha – durante o Festival de Cinema de Cascavel e Mostra Tempo Glauber; Prêmio Melhor Folder do Paraná, fotografia para a agência Blanco Lima, 2003;Menção honrosa com a foto “Veneza” – 2ª Mostra de Fotografias Cidade de Cascavel, Museu de Arte de Cascavel, 1992; Filme ‘O monte Carmel’, junto com a trilha sonora original foram selecionados e apresentados no Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, 2013; Academia Sul Brasileira de Medalhística Militar: Medalha de mérito cultural – serviços prestados à cultura, 2014, entre outros.
Assessoria de Imprensa/CMC