Na manhã desta quarta-feira (3), foi realizada a primeira reunião da Comissão de Acessibilidade da Câmara. A proposta é realizar uma vistoria completa no prédio e também sistematizar todas as mudanças necessárias para tornar o Legislativo cascavelense um exemplo de acessibilidade e respeito às pessoas com deficiência para outros órgãos e instituições.
A iniciativa é do gabinete do vereador Pedro Martendal (PMDB) e diferentes entidades representativas foram convidadas a emitir seus pareceres sobre o tema, dentre elas a Adefica (Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel), a Surdovel (Associação dos Surdos de Cascavel), a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a Acadevi (Associação Cascavelense de Pessoas Com Deficiência Visual), além do representante da SEPLAN (Secretaria de Planejamento) do município e da representante da Comissão de Acessibilidade da OAB/ Cascavel e assessora especial do vereador Mardental, Loraine Alcântara.
Preliminarmente, a comissão assinalou a necessidade de tradutor intérprete para as sessões, capacitação de funcionários para atendimento das pessoas com deficiência, adequação da estrutura física do prédio para deficientes físicos, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. Outros apontamentos serão feitos durante a vistoria, que deve contar ainda com o parecer técnico da assessora da Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo da Câmara, Cássia Ricardo.
O próximo compromisso do grupo, que deve acontecer já na próxima semana, é a inspeção do prédio, que tem o intuito de levantar as condições de acessibilidade, identificando eventuais falhas, seja na estrutura física, seja na estrutura organizacional ou atitudinal.
Ao final das atividades, será apresentado um relatório técnico à Mesa Diretora da Câmara, no qual serão apontados os dados do trabalho realizado pela Comissão, bem como, serão sugeridas possíveis intervenções a fim de remover barreiras e promover a acessibilidade para todos.
Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/CMC
Legenda: Vereador Pedro Martendal com representantes de entidades
Foto: Flávio Ulsenheimer/ Assessoria Câmara Municipal