Com o objetivo de conter a transmissão do coronavírus, a Câmara de Cascavel emitiu nesta sexta-feira (13) o Ato 17/2020, no qual adota procedimentos e regras de prevenção.
Tendo em vista que há grande circulação de pessoas pelas dependências e especialmente no plenário durante as sessões e ainda, com a divulgação de boletim informativo da Secretaria de Saúde relata 11 casos suspeitos em Cascavel, a presidência optou por evitar riscos desnecessários sem, no entanto, prejudicar o andamento dos trabalhos.
Entre as medidas está a suspensão de realização de sessões solenes, audiências públicas, visitas guiadas e demais eventos não diretamente relacionados às atividades legislativas do Plenário e das Comissões. Conforme o ato, estão mantidas as realizações das sessões plenárias, porém, sem acesso do público.
O acesso da população à Câmara também será restrito. Somente poderão entrar na sede do Poder Legislativo os vereadores, servidores, profissionais de veículos de imprensa e representantes de entidades e órgãos públicos, todos previamente identificados.
O presidente da Câmara, Alécio Espínola, solicitou ao secretário de Saúde, Tiago Stefanello, que indique um técnico especializado para conversar com servidores e vereadores sobre protocolo interno e externo de prevenção. A reunião deve acontecer na segunda-feira (16), às 15h.
O documento também apresenta medidas para o afastamento de vereadores, servidores e demais colaboradores que: I – tenham retornado de países estrangeiros em que há comprovada epidemia de COVID-19; II – apresentem histórico de contato próximo com caso suspeito ou confirmado de COVID-19 no Brasil ou no exterior; III – apresentem atestado em que se recomende o seu isolamento ou quarentena. Nestes casos, a pessoa deverá informar imediatamente a chefia.
Assessoria de Imprensa/CMC