Câmara de Cascavel aprova Moção de Apelo em defesa do Ensino da Língua Espanhola

Foi aprovado na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Cascavel, desta terça-feira (13) a Moção nº 37/2021, de autoria da vereadora Professora Liliam (PT), que será encaminhado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e aos deputados federais eleitos pelo Paraná, pedindo que seja inserido em pauta de votação o Projeto de Lei nº 3.849 de 2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade do Ensino da Língua Espanhola.

A Moção foi construída após reuniões com a Associação dos Professores de Espanhol do Estado do Paraná (APEE-PR) e com integrantes do movimento nacional "Fica Espanhol", que estão mobilizados pelo retorno da obrigatoriedade do ensino da Língua Espanhola como componente curricular. A alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que estabeleceu o componente como facultativo, se deu por meio da Lei Federal 13.415/2017, promovida pela Reforma do Ensino Médio.

"É necessário que o Espanhol conste na grade curricular como disciplina obrigatória nas escolas, não só por questões fronteiriças (o que por si só já seria um argumento significativo para a defesa do estudo do idioma), mas também por estímulo às atividades econômicas, às relações comerciais entre os países, ao turismo e aos contatos interculturais", afirma João Carlos Rossi, integrante da diretoria APEE-PR e professor em Cascavel.

Para a Professora Liliam, é muito importante a implementação definitiva do idioma “A exclusão do ensino da língua espanhola reflete o caráter excludente, injusto e violento das atuais políticas públicas educacionais, ao desconsiderar o esforço, o tempo e os recursos empreendidos pelos professores de espanhol durante sua formação e sua trajetória profissional, bem como o direito dos alunos da educação básica de optar pela aprendizagem de outro idioma diferente do inglês".

Assessoria de Imprensa/ Professora Liliam