A qualidade dos serviços de telefonia móvel foi o principal tema do Encontro Regional de Vereadores do Paraná, realizado nesta quinta-feira (28), no auditório da FAG. Participaram do encontro representantes das operadoras de celular e vereadores de todo o Paraná.
O objetivo do debate era esclarecer questões relacionadas à expansão da cobertura de sinal da telefonia móvel no estado, por meio da instalação de novas antenas nas áreas urbanas e rurais dos municípios. A organização do evento foi promovida pela Acampar (Associação das Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná).
Representando a Câmara de Cascavel estavam o presidente da Casa, Gugu Bueno (PR) e o vereador João Paulo (PSD), da Comissão de Defesa do Consumidor e Fiscalização dos Serviços Municipais. “A realização do Pacto das Antenas é muito importante e constitui uma oportunidade propiciada pela Acampar, com apoio da Câmara de Cascavel, possibilitando uma reunião de trabalho com os representantes das operadoras que atuam no Paraná”, esclareceu Gugu Bueno.
O presidente explicou que as empresas TIM, Claro, Vivo e Oi apresentaram os investimentos e ações que estão desenvolvendo no estado, especialmente em Cascavel. Um exemplo é a operadora TIM, que confirma investimentos na área urbana do município e também no interior, com a instalação de antenas em São João, Espigão Azul e Rio do Salto, esta última atendendo também os moradores de Juvinópolis, o que vai facilitar o dia a dia dos moradores de todas essas localidades.
O vereador João Paulo considerou o encontro um grande avanço. "Estamos discutindo a possibilidade das Câmaras pensarem projetos de lei que garantam o número de antenas e ajudem a regular o serviço de telefonia, uma demanda importante da comunidade", afirmou o vereador.
O movimento intitulado de “Pacto das Antenas” é um desmembramento dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito da Telefonia Móvel instaurada no último ano na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Em seu relatório final sugere uma nova legislação aos municípios como forma de agilizar a instalação dos equipamentos necessários. Deste pacto, as operadoras também assumiram o compromisso de acelerarem a instalação de pelo menos 300 novas Estações Rádio Base (ERBs) nas diversas regiões do estado nos próximos meses.
Assessoria de Imprensa/CMC