A Câmara realizou nesta sexta-feira (27), o ato de entrega do Título de Cidadão Honorário póstumo a Octacílio Mion, outorgado no ano de 1972 e finalmente entregue a seus familiares, Paulo Mion, seu filho e Leo, Marcelo e Marcos Mion, netos. Representando os vereadores da época estava o empresário Pedro Muffato. A cerimônia foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara, Parra e contou com a presença dos vereadores Josué de Souza, Doutor Bocasanta e Celso Dal Molin.
Octacilio era filho de Ângelo Mion e Aurora Mion e saiu de sua cidade natal, Curitiba, para vir a Cascavel em 1954. Na época era questionado pelos amigos sobre o destino. Afinal, o município era ainda uma terra a desbravar. Acabou completando 61 anos na cidade ano de sua morte, em 2015. Foi agricultor, presidente do Tuiuti Esporte Clube, fundador e presidente do Cascavel Country Clube e fundador da Associação Atlética Comercial.
Nas eleições de 1960, foi o candidato do PTB, eleito prefeito com amplo apoio popular. Na véspera de sua posse a sede da prefeitura foi destruída por um incêndio. Sua boa atuação culminou numa segunda vitória no pleito de 1964, ainda pelo PTB, mas desta vez à Câmara de Vereadores. Com o apoio de 374 eleitores, dobrou a média de votação de seus pares à época. No ano de 1968, pelo partido Arena, voltou a concorrer à prefeitura e venceu.
Faleceu em Cascavel, aos 89 anos, no dia 19 de novembro de 2015 e dentre suas conquistas estão a luta pela Fecivel, faculdade embriã da Unioeste, criação do serviço de água e esgoto, primeiro distrito industrial, conclusão e inauguração da usina hidrelétrica do rio Melissa e urbanização da Avenida Brasil.
Assessoria de Imprensa/CMC