Em uma cerimônia realizada na Câmara de Cascavel nesta quarta-feira (06), foram entregues homenagens propostas pelo vereador Policial Madril (Podemos) à integrantes das forças de segurança.
Com a presença de autoridades, amigos e familiares, o policial Rogério Batistella Ferrarezi recebeu a primeira outorga da Medalha de Honra ao Mérito em Segurança Pública "Melissa de Almeida Araújo", instituída no ano passado pela Casa. Rogério atualmente trabalha em Curitiba na Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR) e é viúvo de Melissa.
Em 2017, Rogério e sua esposa Melissa, que era psicóloga da Penitenciária Federal de Catanduvas, chegavam em casa com o filho de 10 meses quando foram surpreendidos por bandidos fortemente armados e pertencentes à uma facção criminosa. Os bandidos conseguiram matar sua companheira e Rogério foi gravemente ferido, mas reagiu e conseguiu atingir os dois suspeitos. O policial teve seis regiões do corpo atingidas por disparos. Foi encaminhado ao hospital em estado grave e após ficar na UTI e sete meses passando por cirurgias e tratamentos, conseguiu se recuperar e voltou ao trabalho.
O inquérito da Polícia Federal concluiu que a morte de Melissa foi encomendada pela facção criminosa como uma tentativa de intimidação aos servidores que atuavam no presídio de segurança máxima. O episódio marcou fortemente a cidade e a vida de Rogério, de seu filho, de familiares e amigos.
“Por sua bravura e impressionante atuação profissional, Rogério é mais do que merecedor desta medalha que será concedida somente a profissionais da área de segurança pública de Cascavel e que tenham se destacado por sua atuação”, defendeu Madril. As pessoas premiadas devem pertencer a uma das seguintes categorias: policial militar, policial civil, guarda municipal, guarda civil patrimonial, bombeiro, policial rodoviário federal, policial federal e policial penal.
Também foram entregues hoje Votos de Louvor e Congratulações ao cabo PM Alexandre Pereira de Souza e aos soldados PM João Pedro Silva Lima, Leonir Bossa, Rafael Ribeiro Alves, João Felipe Alves Ferreira e também ao senhor Euzébio Luiz dos Santos, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
Estiveram presentes na cerimônia o Capitão Antônio Carlos, da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, Capitão Paulo Roberto da Silva, do 6° BPM, Rodrigo Osório, diretor da Polícia Penal Federal, Tenente Eduardo Henrique Langner, do Corpo de Bombeiros, o delegado da Polícia Civil, Ian leão, representando o delegado-chefe, Rubens Miranda Jr. e a aspirante à oficial, Luana Portela, do 6º BPM.