Notícias

Câmara exalta personalidades e instituições que são destaque para Cascavel

Uma manhã de homenagens marcou a quinta-feira (17), no Legislativo cascavelense. Hoje a Câmara reconheceu cidadãos e entidades que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento social, econômico, esportivo e na área da segurança pública da cidade.

Família Bomm: legado de empreendedorismo

Por proposição do vereador Hudson Moreschi (Requerimento nº 273/2025), a Câmara concedeu Voto de Louvor e Congratulações à Família Bomm, reconhecendo sua notável contribuição para o crescimento urbano, social e econômico de Cascavel desde 1951.

Waldemar Bomm, patriarca da família, foi um dos primeiros grandes empresários da cidade, atuando nos setores de comércio, indústria e serviços. Visionário, fundou instituições como a Associação Rural de Cascavel, a ACIC e o Clube Comercial. Com sua hospitalidade e espírito empreendedor, foi responsável por atrair novos moradores e impulsionar o progresso local. O legado da família segue vivo com as novas gerações, mantendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação no setor imobiliário.

Terezinha Krazt: superação e paixão pelo esporte

A esportista Terezinha Maria Krazt foi homenageada com a Medalha “Osmar Xiquinho Zimmermann”, por iniciativa do vereador Policial Madril (Projeto de Decreto Legislativo nº 19/2025). Aos 74 anos, Terezinha chegou a Cascavel há 63 anos, e aqui, firmou raízes, casou e teve quatro filhos. Com pouco estudo e ao lado do marido, José Carlos Krazt, sempre tiraram do solo o sustento da família, sendo pequenos agricultores, além do campo, também atuaram em pecuária de leite e produção de frango de corte.

“Tia Terezinha”, como é conhecida, demonstrou ser uma mulher de fibra e ajudou o esporte local a crescer e abrir cada vez mais espaço para o público feminino, sem distinção de gênero, idade, raça ou cor. Foi atuante principalmente no futebol amador masculino, entre os anos de 1970, 1980, 1990 e 2000. Jogou como zagueira por longos anos em futebol de campo e suíço, participando de competições municipais e estaduais e depois, com o passar dos anos, se adaptou, virou goleira e venceu muitas competições de suíço, futsal e mais recentemente, na bocha. Hoje integra a equipe de bocha feminina da cidade, sendo vice-campeã dos Jogos Abertos do Paraná.

Associação de Bolão e Bocha: excelência no esporte regional

Também por proposição do vereador Policial Madril (Requerimento nº 337/2025), a Associação de Bolão e Bocha de Cascavel recebeu Voto de Louvor e Congratulações. A entidade tem se destacado na organização de torneios e competições municipais, estaduais e nacionais, tanto nas modalidades masculina quanto feminina.

Com resultados expressivos, a associação conquistou títulos como campeão e vice-campeão em fases regionais e estaduais dos Jogos Abertos do Paraná, além de bons desempenhos em torneios nacionais, como a Taça Brasil de Clubes. O presidente da associação, Wilson José Berch, recebeu a homenagem em nome da entidade.

Polícia Rodoviária Federal: combate ao crime e à violência nas estradas

A Polícia Rodoviária Federal também foi homenageada com Voto de Louvor e Congratulações (Requerimento nº 235/2025), proposto pelo vereador Cidão da Telepar. A honraria reconhece os expressivos resultados da PRF na fiscalização, combate ao crime e promoção da segurança viária em Cascavel e região.

Sob a gestão do inspetor-chefe Jorge Lúcio dos Santos Coelho Gurgacz, iniciada em julho de 2023, a PRF apreendeu mais de 7,5 milhões de maços de cigarros contrabandeados, 98 toneladas de maconha e 1,5 tonelada de cocaína. Além disso, recuperou 150 veículos roubados e prendeu 960 pessoas. Na área de trânsito, foram fiscalizados mais de 63 mil veículos, com mais de 39 mil testes de bafômetro realizados, além de ações educativas que alcançaram 15 mil pessoas.

Assessoria de Imprensa/CMC