Os vereadores entregaram nesta terça-feira (24), Votos de Congratulação e Louvor à Maria do Carmo de Souza, em reconhecimento por seu trabalho na Pastoral da Saúde e como líder comunitária em Cascavel.
Para o vereador Vanderlei do Conselho (PSC), proponente da homenagem, “Maria do Carmo merece o reconhecimento de todos nós por seu trabalho como voluntária e especialmente, por ser um exemplo de mulher, negra e batalhadora”. Vanderlei afiram que a homenageada, em sua humildade e simplicidade, busca transformar a vida das pessoas por onde passa, sendo uma verdadeira missionária a serviço das pessoas de nosso município.
Além de funcionária do Colégio Municipal Hermes Vezzaro até a aposentaria, Maria do Carmo tem uma importante atuação na Igreja Católica e nos conselhos comunitários. Na Pastoral da Criança há mais de 20 anos, a homenageada ajuda a entidade na promoção da melhoria da qualidade de vida das crianças, redução da mortalidade infantil e atendimento às gestantes, independentemente do credo ou etnia.
Emocionada, Maria do Carmo agradeceu a toda família que acompanhava a cerimônia, às colegas da Pastoral da Saúde e de sua comunidade. “Estar aqui hoje é uma alegria imensa. Agradeço a confiança dos vereadores que aprovaram esta homenagem confiando no meu trabalho e de todos aqueles que fazem a mudança no mundo acontecer”, destacou.
História de vida
Maria do Carmo de Souza, nascida em 11 de agosto de 1960 na cidade de Goiabeira-MG, filha de Miguel Domingos dos Santos e Arminda Mineira dos Santos, é a filha mais nova de 10 irmãos, sendo eles, Jovelino dos Santos, Leonides dos Santos, Jovenil dos Santos, Aldenira Mineira, Valdir dos Santos, Valdecir dos Santos, Abeneildes dos Santos e Valdomiro dos Santos
Em 03 de junho de 1978 casou-se com Constantino Ferreira de Souza com quem teve três filhos: Claudinei Aparecido Ferreira de Souza, Claudenice Aparecida Ferreira de Souza Joaquim e Keli Cristina de Souza e tem quatro netos: Ketiyn Shaiane de Oliveira, Emanuelly Oliveira de Souza, Wallace Oliveira de Souza e Vitor Emanuel de Souza Joaquim.
Durante a infância e adolescência morou na cidade de Nova Aurora-PR, onde estudou até a 4ª série. Durante sua vida profissional trabalhou de 1986 a 1989 na Indústria de Compensados Poliplac, em 1989 trabalhou na Indústria Sul Brasileira de Confecções, de 1991 a 1994 trabalhou na Lamix Industria e Comércio de Madeiras, de janeiro de 1995 ao outubro de 95 trabalhou na Empresa Eucatur, de 13 de outubro de 1999 a 04 de novembro de 1999 trabalhou na Compensados Castor e em 2001 assumiu o contrato na Prefeitura Municipal de Cascavel, trabalhando como supervisora de Agente de Endemias até o ano de 2005.
Em 2002, depois de muitos anos fora da escola, voltou a estudar no CEEBJA Professora Joaquina de Mattos, na extensão existente na Escola Hermes Vezzaro no Bairro Santo Onofre, dividindo tripla função entre casa, trabalho e escola, tendo completado o ensino fundamental e médio em 2004. Em 2005, assumiu o concurso público municipal como zeladora da Prefeitura Municipal de Cascavel, tendo exercido suas funções na Escola Municipal Hermes Vezzaro até se aposentar em 2014 por motivos de saúde.
Durante sua vida dedicou-se com trabalhos voluntários a comunidade, tendo exercido diversas atividades voluntárias em prol da comunidade de cascavelense, conforme abaixo relacionado: iniciou em 1984, trabalho voluntário na Pastoral da Criança na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Bairro Neva, tendo atuado nesta comunidade até 1988. Em 1988 mudou-se para o Bairro Lago Azul, onde atuou como Presidente da Comunidade Católica da Comunidade São José. Em 1993, mudou-se para o Bairro Santo Onofre, onde atuou como catequista, Membro da Renovação Carismática Católica e continuou na Pastoral da Criança. Em 1996 assumiu a Coordenação da Pastoral da Criança da Paróquia São Pedro, que compreendia na época seis comunidades, e fundou na Comunidade São Paulo da Cruz no Bairro Santo Onofre os Movimentos da Legião de Maria e Apostolado da Oração, onde participa ate hoje. Em 1999, inicia como Ministro da Eucaristia, onde atua ate hoje, tendo como sua principal atuação a visita as famílias e aos doentes.
No período de 1998 até 2007, atual na diretoria da Associação de Moradores do Bairro Santo Onofre, tendo exercido diversas funções entre elas a vice-presidência por três mandatos, ainda neste período participou da diretoria da Associação de Pais, Professores e Senadores da Escola Hermes Vezzaro, Coordenadora das Mensageiras de Capelinhas, tesoureira da Associação Beneficente Coração de Maria, Membro do Comitê Gestor do Céu Santa Cruz e atualmente é Coordenadora do Conselho Comunitário da Comunidade São Paulo da Cruz e Coordenadora Paroquial da Pastoral da Criança da Paróquia São Pedro em Cascavel-PR, sendo atualmente a representante da Pastoral da Criança com maior tempo de trabalho voluntário na Pastoral da Criança em nossa Arquidiocese de Cascavel.
Assessoria de Imprensa/CMC