Foi aprovado nesta segunda-feira (08) o Projeto de Decreto Legislativo nº 12/2018, que institui na Câmara Municipal de Cascavel a Medalha de Honra ao Mérito Cultural “Darci Israel”. A proposta foi apresentada pelos vereadores Gugu Bueno, Olavo Santos, Policial Madril, Celso Dal Molin, Carlinhos Oliveira e Pedro Sampaio.
De acordo com o vereador Carlinhos Oliveira, “a Câmara já possui honrarias que reconhecem os cidadãos cascavelenses que são destaque na área de esporte e de educação, mas ainda não prevê a homenagem à artistas e produtores culturais que levam o nome de Cascavel em suas produções para todo o Brasil e muitas vezes até no exterior”. Segundo ele, a área cultural de Cascavel é expoente nas mais diversas áreas da cultura (artes plásticas e visuais, artes cênicas, música, dança, cinema, literatura e cultura popular) e merece a instituição desta medalha.
A escolha do nome se deu em função da relevância histórica-cultural do radialista Darci Israel para Cascavel e região. Nascido em Taió, Santa Catarina, o artista, músico e comunicador apresentador é referência em todo o Oeste do Paraná. Como artista, olhava sempre para as tradições de sua cidade e sua gente. Sua voz foi eternizada pela frase: "Eta Cascavelão"! Suas músicas ecoaram nos antigos tempos (anos 50, 60, 70 e 80) e atualmente nas redes sociais. Darci Israel deixou um histórico legado cultural como músico, como apoiador e incentivador da música sertaneja e de raiz.
Assessoria de Imprensa/CMC