Notícias

Câmara Jovem debate rumos da cultura cascavelense

Os vereadores jovens da Câmara de Cascavel discutiram na sessão desta quinta-feira (14) a cultura em Cascavel e a ocupação dos espaços públicos com atividades culturais. A conversa contou com a participação do vereador Serginho Ribeiro (PPL) e da professora Juliana Matos.

“Por quê a cultura fica sempre relegada a segundo plano em Cascavel?”, questionou o presidente da Câmara Jovem Robson Burigo. Os estudantes propõem que mais espaços, como parques e praças, sejam utilizados para apresentações e também que a população possa estar mais próxima dos locais de espetáculos, como o Teatro Municipal, por exemplo.

Para o vereador Serginho, “é importante pensar na cultura com a participação da comunidade tanto na decisão a respeito das políticas públicas que serão implantadas quanto na destinação de orçamento para a cultura”. Em Cascavel, o último orçamento destinava menos de 1% para todo o setor.

A cultura como patrimônio material e imaterial da humanidade foi um dos pontos principais apresentados pela professora Juliana Matos aos jovens vereadores. “Não apenas a produção artística como pensamos, mas tudo que homens e mulheres produzem simbolicamente, como a dança, as tradições e os ofícios artesanais”.

A cada sessão, os vereadores jovens trazem pautas e indicações de suas escolas e comunidades e também debatem grandes temas de interesse público.

Assessoria de Imprensa/CMC