Notícias

Câmara Jovem empossa novos vereadores mirins

Apresentações artísticas e discursos inspirados deram o tom na posse e certificação dos 72 novos vereadores da Câmara Jovem de Cascavel, em solenidade realizada na noite de quinta-feira (9). Além dos representantes de 25 escolas estaduais, estiveram presentes dezenas de pais, diretores e professores.

Compondo a bancada e outorgando os certificados aos jovens, estavam o presidente da Câmara, vereador Marcio Pacheco (PPL), os vereadores Nei Haveroth (PSL), Pedro Martendal (PSDB), Claudio Gaitero (PSL) e Aldonir Cabral (PDT), o diretor do Núcleo Regional de Educação, Vander Piaia, a diretora do Conselho Jovem Empreendedor da ACIC, Claudia Reinke, o presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas de Cascavel, Frederico de Albuquerque e a coordenadora do Centro da Juventude do Bairro Interlagos, Rosângela Gouveia.

Coordenada por Sandra Martins Ribeiro e Emival Monteiro, o mandato que se inicia faz desta a 7º gestão da Câmara Jovem. Presidente há dois mandatos e atual suplente, Lucas Sampaio Martins afirma que a participação na Câmara Jovem fez com que sua visão de mundo fosse ampliada, “eu aprendi a pensar no cidadão, a ser um cidadão e qual o papel da política”.

Durante a cerimônia, os convidados puderam ouvir um discurso do Sr. Emo Urbino e três apresentações musicais dos estudantes do Colégio Pacaembu, Ana Flavia Kupinski, João Paulo de Paiva e Leticia Cavalheiro.

No encerramento, o vereador Martendal destacou que os representantes mirins de hoje poderão vir a ser os vereadores, prefeitos e governadores de amanhã. O presidente Marcio Pacheco encerrou a noite, relembrando a importância do papel que cada um escolherá cumprir em sociedade, através de sua profissão ou de sua atuação política.

A Câmara Jovem
Para o mandato atual foram eleitos 25 titulares e 44 suplentes. Os alunos estudam entre o 8º ano ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, tanto de escolas públicas quanto privadas. Duas vezes por mês, às quartas-feiras, os representantes eleitos se reúnem na Câmara de Vereadores para as sessões ordinárias.

A função do projeto é promover a integração entre o poder público e as escolas, por isso, nas sessões são debatidos projetos de interesse das escolas e da comunidade. Depois de aprovadas pelos jovens vereadores, as indicações são examinadas pela Câmara Municipal e podem virar lei no município.

Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/ CMC

Camara Jovem - 09-05-2013 02
LEGENDA:
Solenidade prestigiada

Camara Jovem - 09-05-2013 01
FOTO:
Regina Krauss | Assessoria de Imprensa CMC

CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAVEL
JEFFERSON LOBO
gerente de comunicação social
(45) 9986 4213
imprensa@camaracascavel.pr.gov.br