A Câmara Municipal de Cascavel se solidariza com o movimento “Prefeituras Fechadas do Paraná - Municípios à beira do colapso”, que acontece na próxima segunda-feira, dia 21, em protesto contra a crise enfrentada pelos municípios e que será marcado por atos públicos para pedir o apoio da população e das autoridades diante do problema.
As prefeituras brasileiras passam por uma das maiores crises da sua história e em Cascavel vários programas e ações correm o risco de encerrar atividades, como o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste (Consamu) e o Serviço Integrado de Saúde Mental (SIM-PR).
“A manifestação das Prefeituras demonstra a enorme dificuldade do momento atual e o acerto das medidas de contenção de despesas anunciadas esta semana pela Câmara, buscando a economia das verbas públicas”, diz o presidente da Casa de Leis, vereador Gugu Bueno.
Ele acrescenta que o corte de 30% nas verbas de Gabinete e de Custeio, bem como a redução de 20% nos cargos comissionados, “são medidas necessárias para no final do ano atingir o objetivo de devolver pelo menos R$ 2 milhões do Orçamento da Câmara ao Executivo, ajudando a amenizar os problemas do Município”.
Em solidariedade à Prefeitura, a Câmara Municipal de Cascavel comunica que fechará suas portas no dia 21 logo após a sessão ordinária que acontece pela manhã. Agindo desta forma respeita-se o trâmite legislativo, com a votação dos assuntos da Ordem do Dia e ao mesmo tempo se manifesta apoio ao protesto dos municípios paranaenses.
(Assessoria de Imprensa/CMC)