Nesta segunda-feira (18), o presidente da Câmara apresentou à comunidade cascavelense oficialmente a inscrição com o nome do primeiro prefeito de Cascavel e vereador que nomeia o prédio, José Neves Formighieri.
Ainda que aparecesse nas publicações e documentos oficiais, o nome de Formighieri não aparecia em nenhum local da Câmara. Agora no plenário, além da inscrição Câmara Municipal de Cascavel, consta o nome Palácio José Neves Formighieri. Gugu Bueno, presidente da Casa, afirma “estamos fazendo justiça a esta figura tão importante para Cascavel, pois a história do município deve muito à família Formighieri”.
Participaram da solenidade o filho do homenageado, Marcos Formighieri e sua esposa, Rosana Formighieri. Marcos agradeceu em nome de toda a família aos vereadores pelo tributo a seu pai e salientou a importância da Câmara “como local onde se materializa a vontade popular. É aqui que Cascavel deve buscar a solução de seus problemas e também os rumos de seu futuro”.
Marcos lembrou a trajetória do pai como prefeito, dedicada a tornar Cascavel uma referência para o Paraná e para o Brasil, abrindo estradas, interligando o município com outras regiões do Estado e investindo em educação e saúde.
José Neves Formighieri
Filho de Virgílio e Maria Formighieri, José Neves Formighieri nasceu em Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, em 5 de agosto de 1915.
Foi o primeiro prefeito de Cascavel, eleito com 383 votos para o período de 14 de dezembro de 1952 a 14 de dezembro de 1956.
Foi vereador na segunda legislatura desta casa de Leis, entre os anos de 1957 a 1960.
À frente do Executivo de Cascavel comprou um trator e doou para a Prefeitura. O equipamento foi utilizado na abertura de estradas, incluindo os trechos Cascavel – Corbélia e Cascavel – Lopeí.
Considerado um dos mais expressivos líderes do PTB no interior paranaense, José Neves Formighieri exerceu seus mandatos com firmeza e determinação, tornando-se um exemplo para os filhos Marcos, Juraci, João, Regina e Sandra.
Assessoria de Imprensa/CMC