Os vereadores aprovaram por unanimidade em votação única na sessão desta segunda-feira (09) a concessão do título de cidadão honorário ao Arcebispo metropolitano de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos.
O Projeto de Decreto nº 004/2013, que outorgou o título ao arcebispo foi proposto pelos vereadores Pedro Martendal (PSDB), Marcio Pacheco (PPL), Nei Haveroth (PSL), Fernando Winter (PTN) e Claudio Gaiteiro (PSL).
O Arcebispo
Dom Mauro Aparecido dos Santos nasceu em Fartura/SP, no dia 9 de novembro de 1954. Filho de Acacio Aparecido dos Santos e Madalena Aparecida de Morais. Foi bispo coadjutor de Campo Mourão, consagrado no dia 14 de agosto de 1998, na Catedral da Imaculada Conceição de Jacarezinho-PR. Chegou à cidade de Cascavel em 2007, quando passou a atuar na Caritas Arquidiocesana de Cascavel.
A Caritas é um organismo da Igreja Católica presente em duzentos países e territórios, cuja sede está no Vaticano e teve sua origem em 1897.
No Brasil, a Caritas foi fundada em 12 de novembro de 1956 e é reconhecida como entidade de utilidade pública federal, o que lhe permite fazer convênios com instâncias de governo. É uma entidade fortemente ligada às iniciativas sociais, especialmente de geração de trabalho e renda.
Os projetos alternativos comunitários desenvolvidos pela Caritas compõem uma rede intitulada Economia Popular Solidária, que insere a população mais pobre em atividades que têm em vista a caridade libertadora, exercendo um papel educativo, substituindo a passividade de caráter assistencialista pela busca da autonomia por meio da participação em fóruns, estudos e reuniões do movimento da economia solidária.
O trabalho desenvolvido por Dom Mauro Aparecido dos Santos à frente da Caritas de Cascavel demonstra grande preocupação com a promoção humana, valorizando a pessoa como sujeito e não como objeto da assistência ou alvo dos interesses de pessoas que buscam a promoção pessoal aproveitando-se da condição de pobreza e miserabilidade dos beneficiados.
O envolvimento e a atuação do Arcebispo Metropolitano de Cascavel, numa outra perspectiva, evidencia a sua luta e engajamento nos movimentos sociais e a busca pela concretização das políticas públicas de bem estar social.
Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/CMC
Legenda: Vereador Martendal elogiou a atuação do Arcebispo como líder espiritual e também no campo social
Legenda: Membros da Arquidiocese de Cascavel prestigiaram a votação da autorga do título