Notícias

Câmara propõe honraria a Adriano Alves por trajetória de excelência no Jiu-Jitsu

A Câmara de Cascavel aprovou por unanimidade nesta terça-feira (15) a concessão da Medalha de Honra ao Mérito Desportivo "Osmar Xiquinho Zimmermann" ao atleta Adriano Alves, um dos grandes nomes do Jiu-Jitsu brasileiro. A honraria, proposta por Serginho Ribeiro, reconhece a contribuição de Adriano ao esporte, bem como sua importância para o município e para o cenário nacional e internacional das artes marciais.

Natural de Vacaria (RS), nascido em 28 de janeiro de 1988, Adriano iniciou sua trajetória no Jiu-Jitsu no final de 2006, motivado por seu irmão, Alexandre. Desde então, trilhou um caminho de dedicação e conquistas. Seu primeiro professor foi Rodrigo Poderoso, com quem treinou até a faixa roxa. Posteriormente, sob orientação do renomado professor Mário Reis, alcançou as faixas marrom e preta.

Já radicado em Cascavel (PR), passou a integrar a equipe VT Team, recebendo em 2022 seu primeiro grau na faixa preta, das mãos do professor Valdecir. Em 2025, completou cinco anos de equipe e conquistou o segundo grau na faixa preta.

Com quase duas décadas de dedicação ao Jiu-Jitsu, Adriano possui um currículo impressionante, com mais de 440 campeonatos disputados e inúmeros títulos importantes, entre os quais: tricampeão paranaense, oito vezes campeão da Copa Paraná e Copa Cascavel, campeão Sul-Brasileiro nas categorias com kimono e sem kimono,  3º lugar no Mundial de 2024, campeão Pan-Americano 2019, vice-campeão no Grand Slam de Abu Dhabi, campeão Copa Pódio 2023 e vice em 2024 e campeão Open CBJJ e multi-campeão AJP. No total, Adriano participou de mais de 440 campeonatos ao longo da carreira.

“Além de suas conquistas individuais, Adriano é reconhecido por seu trabalho na formação de novos atletas, inspirando jovens por meio do exemplo de disciplina, resiliência e comprometimento com o esporte”, destacou Serginho. “Em uma época carente de bons exemplos, hoje nós temos a possibilidade de homenagear essa personalidade rica em princípios e perseverança com a mais alta condecoração do esporte em Cascavel”.

Assessoria de Imprensa/CMC