Nesta quarta-feira (10), às 9h, entidades e técnicos convidados realizaram a vistoria do prédio da Câmara Municipal para analisar todas as condições estruturais e atitudinais que garantam o acesso e a participação efetiva das pessoas com deficiência àquela que é conhecida como a casa do povo.
O objetivo é tornar a Câmara um modelo de acessibilidade tanto para órgãos públicos, quanto para empresas privadas, corrigindo problemas e antecipando o direito de acessibilidade total.
Convidadas pelo gabinete do vereador Pedro Martendal (PSDB), as entidades representativas expressaram suas demandas em relação ao acompanhamento das sessões, acesso aos gabinetes e ao site, calçadas, rampas, portas e cadeiras, estacionamento, vagas específicas dentro do plenário, atendimento ao público e outros pontos que farão parte do relatório que será apresentado à Mesa Diretora, com prazo máximo de um mês.
Esteve presente o presidente da Câmara, Marcio Pacheco (PPL), que reiterou “a disposição em garantir projetos que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos, neste caso especifico, aperfeiçoem as condições de acessibilidade da Câmara”. Já Martendal destacou a necessidade de que as pessoas sem deficiência compreendam a urgência das mudanças que devem ser feitas, ainda que para isso aconteça seja necessário estabelecer um cronograma de ações a curto, médio e longo prazo.
Julio Marcos de Souza, da Surdovel, apontou a instalação de painéis táteis nas entradas e a contratação de um intérprete para as sessões como pontos fundamentais do projeto. Também foi levantado, durante a inspeção, a necessidade de melhorar o acesso aos projetos de lei e outros documentos legislativos, seja digitalmente ou através de documentos impressos.
Participaram da vistoria as entidades, Adefica (Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel), a Surdovel (Associação dos Surdos de Cascavel), a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Acadevi (Associação Cascavelense de Pessoas Com Deficiência Visual), além da responsável pela Comissão de Acessibilidade da OAB/Cascavel, e assessora especial do vereador Mardental, Loraine Alcântara, a arquiteta e assessora da Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo, Cássia Ricardo, Felix Ichikawa da SEPLAN (Secretaria de Planejamento) do município, e um representante do Corpo de Bombeiros de Cascavel.
Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/ CMC
Legenda: Marcio Pacheco e Pedro Martendal recepcionam representantes das entidades
Legenda: Comissão vistoria acesso à Câmara
Fotos: Flávio Ulsenheimer/ Assessoria Câmara Municipal