Notícias

Câmara recebe exposição de fotografias históricas

A fotografia é uma importante ferramenta de resgate histórico da cultura, das tradições e dos modos de viver. Através dela, é possível estabelecer um diálogo com a memória de uma comunidade. É o que acontece na exposição “Fatos que marcaram época”, aberta à visitação do saguão principal da Câmara de Cascavel na última quarta-feira (08).

A reunião de imagens mostra como o município se desenvolveu, como a cidade e os prédios históricos de modificaram e relembra os pioneiros e suas principais atividades comerciais e religiosas. Na exposição, há o registro das mudanças na Avenida Brasil e outras vias principais, construção dos prédios públicos, jornais diários e também aspectos da vida comum das famílias, como casamentos, festas religiosas, corridas de carro, jogos de futebol e outras atividades cotidianas.

Uma destas fotografias, de 1954, retrata o casamento de Enedy Villaça da Rocha e Norberto Stalm da Rocha. O casal foi reconhecido por uma das servidoras da Câmara, Leci Maria da Rocha, filha do casal. Além do casamento dos pais, Leci reconheceu ainda outros membros da família nas imagens. A exposição está apresentando uma visitação acima do esperado, por isso, a presidência estuda implementar um espaço cultural permanente.

As imagens dispostas no saguão pertencem ao MIS (Museu da Imagem e do Som de Cascavel), que possui um acervo formado por cerca de 40.000 mil fotografias. O MIS é fruto de uma parceria entre Secretaria de Cultura e Unioeste. O acervo pode ser consultado também pela internet, com as imagens digitalizadas. O endereço online é http://www.cascavel.pr.gov.br/museu/acervo.php

Assessoria de Imprensa/CMC