A Câmara entregou nesta terça-feira (14) a MOÇÃO DE APLAUSOS Nº 2 DE 2023 ao Jornal Preto no Branco, pelos três anos de sua fundação. A proposição foi do presidente da Câmara, vereador Alécio Espínola (PSC).
A história do jornal e portal Preto no Branco iniciou em janeiro de 2020, quando o jornalista Ladir Zimmermann e o publicitário Leonir Fugon decidiram unir forças para lançar uma nova ferramenta de comunicação em Cascavel. O portal de notícias foi lançado em 20 de janeiro e o jornal impresso foi lançado pela primeira vez em 31 de janeiro de 2020.
Mesmo com a expansão da internet e das redes sociais, os empreendedores optaram por lançar um produto híbrido, com atuação multiplataforma, agregando audiência em impressos, sites de notícias e redes sociais.
O Preto no Branco tem como foco o jornalismo comunitário, especialmente nas áreas política e econômica, buscando alento na experiência de profissionais de destaque como as jornalistas Tissiane Merlak e Juliet Manfrin e os colunistas Miguel Dias e Alceu Sperança.
Diante de um cenário de desinformação e notícias falsas, que se propagam indiscriminadamente, especialmente pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, o jornalismo praticado pelo Preto no Branco ao longo destes três últimos anos tem reforçado a teoria de que as pessoas gradativamente voltam a dar maior valor aos veículos de comunicação tradicionais. Esse valor procurou ser resgatado desde a escolha do nome "Preto no Branco", que enaltece a verdade dos fatos, deixando as coisas claras e bem documentadas.
Além do tradicional impresso, o Preto no Branco traz a dinâmica dos mecanismos digitais no portal pretonobranco.com.br, com uma linguagem moderna, clara e objetiva, abordando de forma independente temas do cotidiano, demandas da comunidade e pautas do universo da política.