Com a aprovação nesta terça-feira (16) do Projeto de Lei 39/2018, fica instituído o dia 04 de outubro o Municipal do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias.
Proposto pelo vereador Romulo Quintino (PSL), o projeto reconhece esta classe de trabalhadores da saúde que realizam um trabalho impecável no Município de Cascavel, e que precisam de maior valorização por parte do Poder Público, visto a dificuldade que possuem em reconhecê-los como agentes insalubres.
Os profissionais nos cargos de Agentes Comunitários de Saúde - ACS e Agentes de Controle de Endemias- ACE, são profissionais que acompanham e orientam as famílias por meio de visitas domiciliares, visando à conscientização dos munícipes. Além disso, é de responsabilidade dos Agentes de Saúde e de Endemias o mapeamento da comunidade e cadastramento das famílias, coleta de dados, fortalecimento da relação da comunidade com o sistema de saúde.
“Os agentes são elos dos órgãos de saúde governamentais com a comunidade e precisam ser valorizados e multiplicados”, destaca Romulo Quintino. Os profissionais são parte do processo de construção do Sistema único de Saúde - SUS, uma vez que estão sempre em contato com as famílias, fazendo acompanhamentos contínuos, assim como, verificando a evolução dos tratamentos e mantendo ativo esse contato corpo a corpo.
Assessoria de Imprensa/CMC