O Centro de Direitos Humanos (CDH) de Cascavel realizou na noite de quarta-feira (14/10), no plenário da Câmara de Vereadores, o I Seminário de Discussão sobre Políticas Públicas para Mulheres: A Luta por Direitos. O evento reuniu militantes de diversos movimentos sociais, do movimento negro, mulheres camponeses, LGBT e do movimento feminista.
Segundo Aline Rangel, secretária-geral do CDH, o evento foi um momento especial de construção coletiva de conhecimentos sobre a luta das mulheres. “Agradecemos imensamente às companheiras que contribuíram com o debate, provocando muitas reflexões e questionamentos que, certamente, permanecerão na memória dos participantes”, ressalta.
No seminário foi destacado que a importância das mulheres precisa serem protagonistas da construção de políticas públicas. As convidadas que compuseram a mesa de honra trouxeram experiências de suas militâncias. “Precisamos ocupar mais os espaços públicos, na política, por exemplo, temos uma sub-representação”.
A violência contra as mulheres também é um tema que preocupa, já que o estado do PR ocupa o 3º lugar. “Precisamos e muito lutar por igualdade de direitos e pelo fim da cultura machista que construiu todo o modelo de mundo”. Para a secretária do CDH, é preciso ainda lutar “pelo óbvio, por igualdade de direitos e respeito”, citando o fato que o município de Cascavel ainda não conta uma Secretaria de Políticas para as Mulheres.
Nesse sentido foi importante a participação de representantes da Secretaria de Políticas para Mulheres de Toledo, criada em 2003, e articulada junto a Rede de Atenção à Mulher em Situação de Violência, oferecendo orientação nos casos de violência doméstica familiar no âmbito do Direito de Família.
A mesa de honra do seminário foi composta por Aline Rangel, Ana Souza Formiguieri, Cleci Martins, Rosangela Cardoso, Maria Filomena André, Jaqueline Machado, Eliane Marchioro e Maria Cecília Ferreira. Estiveram presentes os vereadores Paulo Porto (PCdoB), Professor Paulino (PT), Pedro Martendal (PSDB) e Alécio Espínola (PSC).
(Júlio Carignano, da Assessoria do vereador Paulo Porto)