Notícias

Câmara aposta na energia solar em busca de economia e sustentabilidade

O presidente da Câmara Municipal de Cascavel, Gugu Bueno, anunciou na manhã de hoje (30) a contratação de uma empresa que irá elaborar o projeto técnico para implantação de um Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR) capaz de suprir 50% do consumo de energia elétrica da Casa de Leis.
Acompanhado pelos vereadores Luiz Frare e Jaime Vasatta, vice e segundo vice presidentes do Legislativo Municipal, Gugu Bueno falou à imprensa sobre o projeto, acentuando que se insere na busca de economia através das geração de uma energia limpa e sustentável.
O investimento previsto será em torno de R$ 180 mil para atender 50% da demanda, assegurando retorno em cerca de quatro anos. O valor médio mensal pago com a tarifa de energia elétrica é de R$ 8,8 mil.
O Sistema Fotovoltaico não demanda manutenção e a energia gerada se interliga à rede elétrica pública. Quando o gerador solar oferecer mais energia do que a necessária para o atendimento do consumo o excesso é injetado na rede elétrica gerando créditos energéticos. O projeto contratado irá levantar todas as questões técnicas para que seja possível licitar a implantação do sistema.
“A Câmara se insere na luta mundial em torno da geração de energia sustentável visando a redução de gazes e do efeito estufa”, salienta Gugu Bueno, que também confirma estudos para elaboração de um projeto de lei determinando que todos os prédios públicos municipais a serem construídos em Cascavel sejam dotados de um sistema similar de captação e uso da energia solar.
(Assessoria de Imprensa/CMC)