Notícias

Câmara vota projeto sobre registro de animais

Foi votado nesta segunda-feira (5), o Projeto de Lei 108/2013, que dispõe sobre a criação e o comércio de animais de estimação em Cascavel.

De autoria dos vereadores Paulo Porto (PCdoB), Jaime Vasatta (PTN), Gugu Bueno (PR), Marcio Pacheco (PPL) e Nei Haveroth (PSL), a proposta prevê que todos os cães e gatos do município deverão, obrigatoriamente, ser registrados e identificados por microchip. As famílias de baixa renda e as ONGs (Organização Não Governamental) terão seus animais esterilizados e chipados gratuitamente.

Segundo os vereadores, o número de animais abandonados na cidade é preocupante, chegando, conforme explicou Gugu Bueno, a 30 mil. O objetivo da instalação de microchips é manter um registro dos animais e criar um dispositivo que permita a identificação do proprietário e sua responsabilização, caso o animal seja abandonado.

O projeto tem a intenção de diminuir o número de animais abandonados, impedir que estes transmitam doenças ou ataquem cidadãos. Paulo Porto defendeu a criação de um Centro de Zoonoses no município, mas ressalta que a aprovação do projeto em pauta hoje já é um importante passo, demonstrando a preocupação do poder público com os animais e também respeito pelo trabalho desenvolvido pelas ONGs.

Gugu Bueno lembrou que a elaboração da proposta passou primeiramente pela discussão em audiência pública, realizada em fevereiro deste ano, e foi redigido em colaboração com a Vigilância Sanitária do município, resultando assim em uma proposição relevante e viável de ser implantada.

Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/ CMC

Sessão 05-08-2013 03Legenda: Gugu Bueno, um dos autores do projeto, defendeu a promoção do registro de animais

Foto: Flávio Ulsenheimer/ Assessoria Câmara Municipal