Notícias

Campanha ‘Agosto Lilás’ reforça conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Um passo significativo foi dado nesta segunda-feira (07) com a aprovação do Projeto de Lei 100/2022, que institui a campanha "Agosto Lilás", um mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Apresentado pelas vereadoras Professora Liliam (PT) e Professora Beth (Republicanos), a iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância de combater todas as formas de violência contra a mulher, divulgar as políticas públicas municipais, da rede de proteção e dos serviços oferecidos pelo município às vítimas diretas e indiretas da violência e orientar sobre as medidas administrativas e judiciais que podem ser adotadas nestes casos.

No Paraná, em 2022 foram registrados 274 casos de feminicídio ou violência contra a mulher. Um aumento de 30% em relação ao ano anterior. Foram registradas 44,4 mil ocorrências de violência doméstica ao longo de 2022, segundo dados levantados pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Em 72% dos casos de feminicídios, vítima e agressor eram casal ou ex-casal.

Recentemente, Cascavel registrou dois trágicos casos de feminicídio, que deixaram toda a comunidade enlutada e trouxeram perdas irreparáveis aos familiares, amigos e aos filhos destas vítimas. Como alerta a vereadora Professora Beth, “centenas de mulheres vivem em relações abusivas e correm o risco de serem agredidas ou até mortas em suas próprias casas. Muitas ainda não se sentem encorajadas o suficiente para denunciar ou procurar ajuda e por isso, promover a conscientização e promover apoio é fundamental”.

 “É importante insistir em trazer informações sobre o tema de maneira que as mulheres entendam que estão passando por uma situação de assédio ou violência, seja ela psicológica, financeira ou física e que os agressores entendam que estão praticando um crime, porque infelizmente em nossa sociedade o machismo, o controle e posse ainda são naturalizados”, destaca a Professora Liliam.

Neste cenário desafiador, a instituição do "Agosto Lilás" revela-se como um importante passo em direção à conscientização e combate à violência contra a mulher. Com a participação ativa de instituições governamentais e da sociedade civil, a campanha busca trazer à luz a urgência de uma mudança cultural que coloque um ponto final na violência de gênero, proporcionando às mulheres um ambiente seguro e igualitário para viverem.

Canais de denúncia

A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

190 Polícia Militar para flagrantes de violência

181 Disque denúncia

129 Defensoria Pública

153 Patrulha Maria da Penha