Alessandra Alves Gonçalves, a ‘Mãe de Família’, atual campeã de boxe da categoria Peso Galo (até 55 kg) pela Confederação Brasileira de Boxe, recebeu na noite desta terça-feira (15/3) Voto de Louvor e Congratulações da Câmara Municipal de Cascavel. A entrega foi feita na Academia de Boxe do Centro Esportivo Ciro Nardi com a presença do treinador Rubens San Perruchon, alunos da academia, amigos, familiares e colegas de trabalho.
A decisão da entrega ser feita na academia foi da própria Alessandra, que preferiu um evento mais informal e uma maneira de homenagear o mestre San.
"Primeiramente agradeço a Deus, depois o meu treinador e o pessoal que treina aqui conosco. Sem eles com certeza eu não estaria aqui. Agradeço todos que me apoiaram, minha família e filhos. Quando recebi a notícia do vereador Paulo Porto, fiquei surpresa e também agradeço de coração esse reconhecimento", disse Alessandra, abraçada ao filho Pedro Henrique.
Rubens San destacou a força de vontade e dedicação de sua pupila. "Eu sempre briguei muito com ela, mas a Mãe de Família é a única que está aqui treinando direto comigo, não falha treinamento, está diariamente na academia. Essa homenagem não é só para ela, mas pra mim e todos que acreditam no boxe", disse o treinador.
MULHER GUERREIRA
Proponente da homenagem, o vereador Paulo Porto (PCdoB) destacou que Mãe de Família simboliza a mulher guerreira que tem a tripla jornada: do trabalho, da casa e do treino. "Sou fã da chamada "nobre arte", cresci admirando boxe e quando nós propomos a homenagem a Alessandra falou que queria fazer no ringue, pois é lá que treinava. É fundamental que o Legislativo vá até o povo, pois aqui é local que você treina e nem todo mundo pode ir no horário de trabalho na Câmara".
Autor de Voto de Louvor à Ruben San, Porto lembrou que uma das funções do Legislativo é prestar homenagem a pessoas comuns que fazem coisas extraordinárias. "Estou muito honrado e contente, pois eu entendo que a função da Câmara não é homenagear um deputado, um político, um figurão, um empresário, mas sim pessoas comuns que fazem coisas extraordinárias. Ser a primeira cascavelense a conseguir um título nacional é algo extraordinário. São pessoas que aparentemente são anônimas mas que fazem Cascavel ser o que é".
Mãe de Família, apelido recebido na própria academia, treina a ‘nobre arte’ desde 2011. Sua última luta foi em abril de 2015, quando venceu a paulista Regina Teixeira e conquistou o cinturão da categoria. Segundo Rubens San, a defesa do título já tem data marcada, será no dia 21 de maio no Ginásio Sergio Mauro Festugatto. A desafiante ainda não está definida, mas o treinador adianta a possibilidade do título ser unificado com a Associação Nacional de Boxe.
(Julio Carignano, da assessoria do vereador Paulo Porto)