Na sessão de ontem (18), o vereador Carlinhos Oliveira (PSC), utilizou o Grande Expediente para se manifestar e também levantar uma bandeira junto ao Município, pedindo que o Executivo tome como prioridade a abertura de concurso públicos para admissão de profissionais formados em Educação Física no quadro de professores da Rede Municipal. Hoje, devido às necessidades de conter as despesas decorrentes da Lei de Responsabilidade Fiscal, a Secretaria Municipal de Educação não possui profissional de Educação Física no quadro escolar, tendo como opção a distribuição de aulas aos formados no magistério ou na pedagogia, já que oferecem amplas alternativas de se revezarem em várias disciplinas.
“Os professores que vêm desempenhando este papel têm se dedicado e ministram as aulas dentro das suas limitações”, reconhece Carlinhos, que é formado em Educação Física. Mas ele levanta esta bandeira com o objetivo de valorizar a categoria. Segundo ele, o ideal e correto é que a aula seja ministrada por um profissional de Educação Física, pelas circunstâncias que a disciplina prevê, ligadas à qualidade de vida do aluno, que desde a infância precisa desenvolver corretamente a coordenação motora e equilíbrio. Estudos demonstraram que muitas crianças apresentam dificuldades de alfabetização por falta de coordenação.
O vereador quer avançar neste assunto e quer saber por que a Lei Municipal 4.362/2006, que autoriza o Executivo a contratar esse profissional, não foi implantada, o que qualificaria o ensino da disciplina no ensino fundamental. “É importante que o professor formado em educação física atue na rede municipal investindo assim no desenvolvimento motor das nossas crianças”, afirmou Carlinhos Oliveira. Ele espera que sejam abertas possibilidades de debate a respeito do assunto, como parte dos avanços da qualidade do ensino na rede municipal.
Assessoria do Gabinete do Vereador Carlinhos Oliveira/CMC