Notícias

CASA DE PASSAGEM: Comitê se reunirá nesta tarde na Câmara de Cascavel

Será realizado na tarde de hoje, às 16 horas, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Cascavel, a primeira reunião do comitê formado para discutir a construção da Casa de Passagem Indígena em Cascavel. A criação do grupo foi um dos encaminhamentos tirados na audiência pública realizada no ano passado na Casa de Leis.

O grupo de trabalho é formado por integrantes da Secretaria de Ação Social, representando o Executivo, Câmara Municipal, Ministério Público, Defesa Civil, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e o Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDM), Conselho Tutelar, Sindicato Rural Patronal e Conselho Comunitário.

O vereador Paulo Porto (PCdoB), que é indigenista e trabalha com comunidades tradicionais desde 1990, é o representante do legislativo no comitê, que terá como papel principal definir um novo local para a construção da edificação. "Na audiência realizada no ano passado ficou definido que a construção da casa é importante como forma de política pública hoje inexistente no município, porém foi encaminhado que a prefeitura deverá redefinir o local. É a partir desses encaminhamentos que o grupo irá trabalhar", adianta Porto.

A construção da Casa de Passagem é um projeto da Secretaria de Ação Social de Cascavel, autoridades do município de Nova Laranjeiras, secretarias do Estado do Paraná, representantes indígenas e do Ministério Público. Quem desenvolve o projeto é a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná). O complexo indígena está sendo projetado para ter dois módulos com capacidade para 20 pessoas cada, além de um centro de convivência, onde os indígenas poderão comercializar seus artesanatos.