Notícias

Cascavel assina protocolo de cooperação com Beitunia, na Palestina

O município de Cascavel, no Oeste do Paraná, passa a ser considerado ‘Cidade Irmã’ de Beitunia, na Palestina, com a assinatura de um protocolo de cooperação com o intuito de estreitar laços entre os dois povos nas áreas da cultura, economia, desenvolvimento local e troca de delegações de visitas para implantação de acordos previstos no documento.

O protocolo de cooperação foi assinado pelo vereador de Cascavel, Paulo Porto (PCdoB), e o prefeito de Betunia, Ribhi Dola.

A assinatura foi um dos últimos eventos da agenda oficial da delegação brasileira que está em missão de solidariedade ao povo palestino. A delegação deixará o Oriente Médio nesta terça-feira (24/11) depois de uma intensa agenda de visitas e compromissos oficiais, com destaque para a audiência com o Presidente do Estado Palestino, Mahmoud Abbas, e com o embaixador do Brasil na Palestina, Paulo França, o vice-cônsul Luis Fernando de Carvalho.

Além de Paulo Porto, compõem a comitiva o vereador de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato (PCdoB) e o presidente da Sociedade Árabe Palestina em Foz do Iguaçu, Jihad Abu Ali.

Além do termo de cooperação entre as cidades de Cascavel e Beitunia, Paulo Porto, que também é professor da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), entregou proposta de convênio e cooperação acadêmica ao reitor da Universidade de Birzeti, Dr. Abdulatif Abu. "A [Universidade] Birzet é a maior universidade da Palestina e uma das maiores do mundo árabe", destaca Porto.

(Julio Carignano, da assessoroia do vereador Paulo Porto)