Notícias

Causa Animal: Serginho Ribeiro debate ações para 2019 com protetoras independentes

Na última quarta-feira (16) o vereador Serginho Ribeiro (PPL) promoveu uma reunião na Câmara para debater a causa animal com protetoras independentes de animais. O objetivo da reunião era traçar os objetivos e bandeiras para a causa em 2019 e de que modo atender as demandas das cuidadoras que atuam de maneira autônoma.

Em relação aos objetivos gerais para 2019, serão propostos dois projetos. Um, do vereador Serginho em parceria com o vereador Policial Madril, deve aumentar o valor das multas para quem pratica maus tratos aos animais e também a tipificação dos crimes cometidos. Atualmente, estes pontos são ordenados pelo Código de Posturas do município e pela Lei Municipal 6.329/2014, porém legislação é bastante genérica. Outra frente de atuação será a implantação da microchipagem, essencial para garantir a guarda responsável. “Com o microchip, é possível identificar e responsabilizar quem abandona e também a identificar os animais perdidos”, explica Serginho, que apresentará este projeto com o vereador Fernando Hallberg.

Na conversa com as protetoras independentes, uma das alternativas propostas é a promoção de eventos privados, por exemplo, para que as protetoras consigam mais autonomia sem depender do poder público ou apenas de seus próprios recursos para resgatar animais. De acordo com levantamento do gabinete do vereador Serginho, há hoje em Cascavel aproximadamente 60 protetoras independentes.

Assessoria de Imprensa/CMC