O vereador Celso Dal Molin usou a tribuna nesta segunda-feira (25) para comentar sobre seu encontro com o prefeito Leonaldo Paranhos e com o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, na última terça-feira (19), ocasião em que foram apresentados os questionamentos que tem feito sobre o contrato de concessão 379/04, firmado com o Município de Cascavel e a Sanepar em 2004.
Durante o encontro, ficou acordado entre as partes que o vereador irá a Curitiba para apresentar as demandas levantadas, especialmente no que diz respeito às contrapartidas ambientais que a companhia deveria oferecer em troca da concessão do serviço, e que a Sanepar apresentará respostas aos questionamentos do vereador sobre o contrato e também proporá ações de compensação dentro do que for possível. De acordo com o vereador, a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Câmara o acompanhará para reivindicar em nome dos cascavelenses.
Conforme explica Celso Dal Molin, os pontos que não puderem ser resolvidos em comum acordo com a companhia serão encaminhados ao Ministério Público como representação, para que o órgão apure a responsabilidade da Sanepar e também dos gestores municipais responsáveis pela assinatura do contrato e de seus aditivos nos anos anteriores.
Dentre os principais questionamentos estão, por exemplo, desassoreamento do Lago Municipal de Cascavel, fornecimento de 1 milhão de mudas de árvores através de convênio com o IAP, recuperação e conservação do Rio Cascavel e plantio de mata ciliar no entorno da área de captação e também das nascentes do município e a existência de um Plano de Emergência em caso de interrupção do serviço de abastecimento por força maior, dentre outros.
“O compromisso do nosso mandato é com a fiscalização. Estamos há muitos meses, eu e minha assessoria, debruçados sobre a documentação do contrato e ouvindo a população sobre esta questão do abastecimento de água”, assegurou Celso Dal Molin. De acordo com ele, que já cogitou a abertura de uma CPI, o importante é garantir os meios legais mais eficazes para garantir o serviço de qualidade para a população e o bom uso do dinheiro público.
Assessoria de Impresa/CMC