Notícias

Centro de monitoramento da qualidade do ar estará pronto até sexta-feira

Os cascavelenses poderão acessar, a partir de novembro, informações precisas e em tempo real sobre a qualidade do ar no município. O centro de monitoramento da qualidade do ar está sendo instalado no pátio da Câmara Municipal e o processo de instalação deve estar finalizado até a próxima sexta-feira (30).

A estrutura, que custa aproximadamente R$ 1 milhão, é formado por uma base e um contêiner que mede 4,0x2,4 metros e pesa 2,5 toneladas. De acordo com Ademir da Silva, do IAP de Curitiba, o local foi escolhido por ser uma área pública e com segurança e atender aos critérios técnicos necessários para a correta avaliação da qualidade do ar.

No Paraná, serão instaladas seis unidades fixas e uma unidade móvel. Serão feitas medições dos indicadores da qualidade do ar: partículas totais em suspensão (PTS), fumaça, partículas inaláveis (PI ou PM10), dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3) e dióxido de nitrogênio (NO2).

O presidente da Câmara em exercício, Luiz Frare (PDT), acompanhou os trabalhos e reconheceu a importância da iniciativa. “As estações são uma ferramenta interessante para que o IAP possa pensar suas ações e também para que a população saiba como está a qualidade do ar que respira”. Além disso, os dados coletados poderão ser utilizados por universidades em pesquisas e mesmo para que os órgãos fiscalizadores possam ampliar políticas públicas de saúde e meio ambiente.

A qualidade do ar está diretamente relacionada ao aumento dos casos de doenças respiratórias, doenças cardiovasculares e câncer de pulmão. Quem mais sofre com a poluição são crianças menores de 05 anos e idosos com mais de 60 anos.

Assessoria de Imprensa/CMC